RESUMO O presente artigo discute a importância dos procedimentos metodológicos na alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta perspectiva, integra-se três eixos estruturantes: Metodologias, ensino com significado e linguagem matemática. A importância da alfabetização matemática integrada a metodologia lúdica; conduz debate sobre a contribuição da ludicidade na prática pedagógica na alfabetização, ou seja, processos cognitivos na significação do conhecimento de mediar a interação na construção da autonomia do aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Assim, considera-se que a alfabetização matemática nos anos iniciais na atualidade se estabeleça numa conjectura de caminhos pedagógicos nos tempos e nos espaços contemporâneos para que o discente seja capaz de recriar, argumentar, intervir, pensar, criar estratégias, discutir essas estratégias, argumentar suas conclusões e soluções, validar a sua resolução e encontrar uma forma de ressignificar o seu meio. A importância do ensino da matemática com significação, especifica-se na prática pedagógica desenvolvida pelo docente de maneira que possibilite a transformação do discente em autor, ativo, crítico capaz de transformar a sociedade em que vive. Portanto, fundamenta-se na importância da linguagem matemática que se faz presente no contexto de aprendizagem com estratégias na leitura e na compreensão dos conceitos matemáticos com enfoque na leitura de mundo, superando a decodificação numa perspectiva de letramento matemático.