Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA: A PROFUSÃO TERMINOLÓGICA EM TESES DO ESTADO DO PARANÁ (2009 -2019).

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88897 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2017 "inscrito_id" => 11379 "titulo" => "POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA: A PROFUSÃO TERMINOLÓGICA EM TESES DO ESTADO DO PARANÁ (2009 -2019)." "resumo" => "Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses defendidas no estado do Paraná. O referencial teórico considerou dois conceitos desenvolvidos pela teoria da estruturação discurso pedagógico de Basil Bernstein (campo recontextualizador oficial (CRO) e do campo de recontextualização pedagógica (CRP)). A metodologia foi elaborada a partir da busca no repositório dos dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no decênio 2009-2019 e levantou seis teses. A análise realizada procurou a coerência entre a terminologia utilizada no título das pesquisas e os resultados apresentados a partir da leitura das introduções das teses. As terminologias encontradas foram: a) Educação Integral; b) Escola de tempo integral; c) Educação Integral em tempo integral; d)Educação de Tempo integral. É importante ressaltar que as pesquisas encontradas associam a ampliação da jornada escola ao conceito de Educação Integral, porém nem todas as experiências analisadas retratam o conceito. Os processos de materialização das políticas de ampliação da jornada escolar ocorrem em um espaço de debates entre fatores externos e internos que desconsideram os processos pedagógicos de cada escola. Neste sentido, podemos pontuar que a profusão terminológica, seja ela no espaço governamental, acadêmico ou escolar pode ser resultado da ânsia para atender a legislação educacional vigente, ou ainda para legitimar os diálogos referentes ao direito a educação.Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11379_TB2017_22072022200653.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA LUCIA VOSGRAU DE FREIATS" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "plvfreitas@uepg.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88897 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2017 "inscrito_id" => 11379 "titulo" => "POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLA: A PROFUSÃO TERMINOLÓGICA EM TESES DO ESTADO DO PARANÁ (2009 -2019)." "resumo" => "Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses defendidas no estado do Paraná. O referencial teórico considerou dois conceitos desenvolvidos pela teoria da estruturação discurso pedagógico de Basil Bernstein (campo recontextualizador oficial (CRO) e do campo de recontextualização pedagógica (CRP)). A metodologia foi elaborada a partir da busca no repositório dos dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no decênio 2009-2019 e levantou seis teses. A análise realizada procurou a coerência entre a terminologia utilizada no título das pesquisas e os resultados apresentados a partir da leitura das introduções das teses. As terminologias encontradas foram: a) Educação Integral; b) Escola de tempo integral; c) Educação Integral em tempo integral; d)Educação de Tempo integral. É importante ressaltar que as pesquisas encontradas associam a ampliação da jornada escola ao conceito de Educação Integral, porém nem todas as experiências analisadas retratam o conceito. Os processos de materialização das políticas de ampliação da jornada escolar ocorrem em um espaço de debates entre fatores externos e internos que desconsideram os processos pedagógicos de cada escola. Neste sentido, podemos pontuar que a profusão terminológica, seja ela no espaço governamental, acadêmico ou escolar pode ser resultado da ânsia para atender a legislação educacional vigente, ou ainda para legitimar os diálogos referentes ao direito a educação.Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11379_TB2017_22072022200653.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA LUCIA VOSGRAU DE FREIATS" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "plvfreitas@uepg.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses defendidas no estado do Paraná. O referencial teórico considerou dois conceitos desenvolvidos pela teoria da estruturação discurso pedagógico de Basil Bernstein (campo recontextualizador oficial (CRO) e do campo de recontextualização pedagógica (CRP)). A metodologia foi elaborada a partir da busca no repositório dos dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no decênio 2009-2019 e levantou seis teses. A análise realizada procurou a coerência entre a terminologia utilizada no título das pesquisas e os resultados apresentados a partir da leitura das introduções das teses. As terminologias encontradas foram: a) Educação Integral; b) Escola de tempo integral; c) Educação Integral em tempo integral; d)Educação de Tempo integral. É importante ressaltar que as pesquisas encontradas associam a ampliação da jornada escola ao conceito de Educação Integral, porém nem todas as experiências analisadas retratam o conceito. Os processos de materialização das políticas de ampliação da jornada escolar ocorrem em um espaço de debates entre fatores externos e internos que desconsideram os processos pedagógicos de cada escola. Neste sentido, podemos pontuar que a profusão terminológica, seja ela no espaço governamental, acadêmico ou escolar pode ser resultado da ânsia para atender a legislação educacional vigente, ou ainda para legitimar os diálogos referentes ao direito a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.