Neste estudo apresentamos algumas discussões referente a profusão terminológica nas políticas educacionais de ampliação da jornada escolar pesquisadas nas teses defendidas no estado do Paraná. O referencial teórico considerou dois conceitos desenvolvidos pela teoria da estruturação discurso pedagógico de Basil Bernstein (campo recontextualizador oficial (CRO) e do campo de recontextualização pedagógica (CRP)). A metodologia foi elaborada a partir da busca no repositório dos dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no decênio 2009-2019 e levantou seis teses. A análise realizada procurou a coerência entre a terminologia utilizada no título das pesquisas e os resultados apresentados a partir da leitura das introduções das teses. As terminologias encontradas foram: a) Educação Integral; b) Escola de tempo integral; c) Educação Integral em tempo integral; d)Educação de Tempo integral. É importante ressaltar que as pesquisas encontradas associam a ampliação da jornada escola ao conceito de Educação Integral, porém nem todas as experiências analisadas retratam o conceito. Os processos de materialização das políticas de ampliação da jornada escolar ocorrem em um espaço de debates entre fatores externos e internos que desconsideram os processos pedagógicos de cada escola. Neste sentido, podemos pontuar que a profusão terminológica, seja ela no espaço governamental, acadêmico ou escolar pode ser resultado da ânsia para atender a legislação educacional vigente, ou ainda para legitimar os diálogos referentes ao direito a educação.