Com a pandemia do COVID19, houve a interrupção das aulas presenciais, substituindo assim o ensino remoto e trazendo impactos às experiências e práticas de pais e professores de escolares nos anos iniciais iniciais de alfabetização. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática e analisar o impacto da pandemia na aprendizagem de escolares nos anos iniciais de alfabetização segundo as experiências e práticas de pais e professores. Trata-se de uma revisão sistemática, de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyzes (PRISMA). Foi utilizada a plataforma PUBMED, seguindo os seguintes critérios: inclusão e exclusão. Os descritores selecionados foram: elementary school AND COVID-19, elementary school AND pandemic, elementary school AND SARS-CoV-2. Os resultados indicaram 260 referências, sendo analisados 2 artigos em texto completo que se encaixavam dentro dos critérios. Foi visto que alunos e pais se mostraram entusiasmados na fase inicial do aprendizado online, porém após um tempo foi possível observar que os pais estavam estressados com muitas queixas e preocupações e os filhos sobrecarregados. Além disso, os artigos mostraram também que segundo os pais a maioria dos professores não utilizou tempo de instrução suficiente e/ou de qualidade para instruir os escolares quanto às aulas online. Outra queixa frequente em ambos os artigos foi da necessidade do apoio parental durante e após as aulas online além do suporte oferecido pela escola. Conclui-se que de 260 artigos, apenas 2 seguiram os critérios de inclusão e de exclusão, para a base Pubmed. Destaca-se que no Brasil pesquisas e estudos ainda são muito escassos, resultando num atraso em comparação com outros países.