O presente trabalho visa relatar experiências de curso de extensão no âmbito do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina. Os participantes foram os alunos da Licenciatura em Computação e do curso Técnico em Informática da instituição, bem como, alguns professores da Educação Básica interessados em programar com Scratch. O foco do curso foi o desenvolvimento jogos digitais no ambiente online Scratch como estimulo ao Pensamento Computacional dos sujeitos envolvidos. Sua fundamentação teórica tomou como base, concepções de Wing (2006), Marji (2014), Poloni (2018), Marinho (2017), Resnick (2020), dentre outros. Nesse caso, foram ofertados uma oficina de linguagem Scratch e seminários via web sobre o tema, ambos de forma síncrona a partir do Google Meet e StreamYard, complementados assincronamente via Moodle. Nesse sentido, objetivou-se nessa prática, desenvolver alguns jogos digitais na linguagem Scratch sob perspectiva do Pensamento Computacional aplicado na Educação Básica. A abordagem metodológica do estudo dessa prática foi qualitativa, com caraterística exploratória e aproximação de um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu a partir dos diários de bordo, fóruns do Moodle, questionários de avaliação de oficina e observação participante do professor extensionista e mediador. A análise dos resultados revelou que o desenvolvimento de projetos de construção de jogos no ambiente do Scratch mediados de forma síncrona, possibilitou que os cursistas programassem não só numa perspectiva individualizada, mas também coletiva, mediante questionamentos e soluções compartilhadas entre sujeitos. Além disso, no decorrer da oficina ficou evidenciado pelos cursistas e registrado nos fóruns, reflexões acerca dos diferentes estágios de desenvolvimento de seus jogos com base nos pilares do Pensamento Computacional. Quanto à influência desta experiência para suas carreiras, os participantes relataram que a mesma foi significativa e motivadora para suas áreas de atuação profissional atuais ou futuras.