O Objetivo do presente artigo é avaliar o ensino e aprendizagem das crianças com discalculia através dos jogos matemáticos, . A síntese metodológica foi baseada em análise de resumo científico, dentro do tema abordado em relação a este artigo. as fontes pesquisas utilizadas foram Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Portal Periódico da Capes e Scholar Google. A metodologia proposta foi um estudo de caso tipo exploratório e descritivo como fundamento em uma abordagem qualitativo de cunho bibliográfico. A matemática é uma ciência que abrangem os números e cálculos, a matemática encontra-se em diversas área de atuação, na vida cotidiana e social do indivíduo. A discalculia é um distúrbio específico que afeta negativamente o desenvolvimento de aprendizagem do aluno, assim, ocasionando isolamento social e baixa autoestima. Os jogos matemáticos são recurso didáticos para tratamento de alunos diagnóstico de discalculia. Visto que os jogos fazem parte da vida de uma criança auxiliando no desenvolvimento cognitivo, motor, ajuda na interação social, a fazer cálculos mentais com mais rapidez. A partir dos resultados analisados pelos artigos estudados os autores norteiam que os jogos desenvolve o raciocínio lógico, resgata a compressão sobre o conhecimento da matemática e que alguns aplicativos contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Concluir-se que os docentes são mediadores para aplicação deste novo recurso de aprendizagem e que é altamente eficaz para desenvolvimento e compressão do aluno na vida cotidiano.