Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A INVISIBILIDADE NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este é primeiro estudo realizado no âmbito do projeto de pesquisa em desenvolvimento no curso de Doutorado em Educação, no PPGE/FAED/UDESC, que objetiva “Compreender, pela perspectiva de mulheres com deficiência, como são representados os princípios da ética do cuidado no enfrentamento ao capacitismo no Ensino Superior”. Temos os Estudos Emancipatórios da Deficiência como aporte teórico, buscando respeitar o princípio do InvestigarCOM as mulheres com deficiência, que se propõe a confrontar os mecanismos capacitistas de fazer pesquisa. Foi um estudo de cunho qualitativo, uma revisão integrativa da literatura, que analisou as produções científicas que tenham foco nas mulheres com deficiência das Instituições de Ensino Superior no período de 2016 a 2020. Como base de dados utilizamos o Portal da CAPES, via sistema CAFE/UDESC, a Revista de Educação Especial/UFSM e a Plataforma Google Acadêmico. Poucos artigos atenderam aos critérios de inclusão propostos. Três categorias surgiram e nortearam as reflexões deste estudo. A categoria encontrada em todos os artigos foi o Capacitismo, mesmo que, em alguns de forma não nomeada e nem discutida. A acessibilidade foi a mais valorizada pelas autoras dos artigos que compunham o escopo deste estudo. E a última, a interseccionalidade que evidenciada em 50% dos artigos foi tratada, na maioria deles, como um elemento de análise diluído entre muitos outros, deixando evidente o quanto a opressão por gênero associada à presença de um corpo com lesão não está, ainda, perceptível para as colegas autoras. Fato que reforça a invisibilidade e, possivelmente, atrapalha o desenvolvimento acadêmico e emancipatório dessas mulheres.

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