A presente pesquisa tematiza os saberes de experiências das parteiras do vale do Jari e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, levanta-se a seguinte questão problema: Como os saberes, experiências e conhecimentos construídos historicamente são repassados por parteiras do Vale do Jari? Neste sentido, possui como objetivo geral, analisar as formas que os conhecimentos tradicionais são repassados entre as parteiras que vivem no vale do Jari. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de campo. Para Marconi e Lokatos (2011) Pesquisa de campo “consiste na observação de fatos e fenômenos tais como ocorrem espontaneamente”. Como forma de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativa. Segundo Bertaux (2020), a entrevista narrativa como instrumento de pesquisa nas ciências sociais possui controvérsias. Todavia, a entrevista narrativa pode ser usada quando o pesquisador pede para o sujeito pesquisado que o mesmo narre um fato acontecido dessa forma, a entrevista narrativa visa a reconstrução de um fato por meio de uma entrevista. Sistematiza-se os dados obtidos por meio de instrumentos de coleta de dados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Analisa- se os dados a partir da análise de Conteúdo (AC). Para Bardin (2011), a análise de conteúdo designa: um conjunto de técnicas de análise das comunicações por meio obter por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. Os resultados apontam que os saberes das parteiras são construídos historicamente e socialmente reproduzidos em meio a comunidade das parteiras, e a oralidade constitui-se como metodologia fundamental para a transmissão do conhecimento entre as parteiras mais antigas para as mais novas.