Este trabalho busca analisar as concepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública de Serra Talhada, acerca dos tipos de abordagens de linguagem e seu papel para o ensino de Química. Com isso o mesmo parte da ideia de que o ensino de Química é caracterizado como uma área que compõe o conhecimento científico, utilizando modelos, representações, simbologias e uma linguagem própria. E por conta disso, é preciso compreender a Química, a partir de suas diferentes formas de linguagens as quais são empregadas diariamente para explicar os diferentes conceitos, sejam científicos ou do cotidiano. Desse Modo, a pesquisa teve caráter qualitativo, uma vez que, os dados foram analisados predominantemente de forma descritiva e interpretativa, sendo realizada através da aplicação de um questionário afim de identificar as concepções dos alunos sobre a linguagem e sua importância para o ensino. A análise dos dados alcançados a partir do questionário, foi feita mediante a descrição das respostas dos estudantes e a confrontação com a literatura, considerando a pluralidade das respostas concedidas por sujeitos da pesquisa, utilizando respostas representativas. Dessa forma, os resultados da análise apontam que, os alunos do curso de Licenciatura em Química ainda apresentam uma ideia básica sobre a Linguagem sem conseguir relacioná-la com as perspectivas arroladas a argumentação, discurso ou analogias. No entanto eles evidenciam a importância de abordá-la em sala de aula, bem como alguns recursos capazes de realizar tal abordagem, mostrando a necessidade de que os cursos de formação de professores ofereçam mais recursos e a aplicabilidade da mesma em sala de aula, para que os alunos possam compreender toda a sua complexidade e assim conseguir como futuro profissional aplicá-la no contexto do ensino de Química na educação básica.