O trabalho apresenta relatos da trajetória escolar de mulheres negras, bem como identifica os principais desafios enfrentados nos espaços educacionais e analisa a relação dos preconceitos e entraves vivenciados pela mulher negra no contexto escolar, e assim entender como o processo de construção da identidade negra contribui para a conquista de mulheres nos espaços educacionais. as mulheres negras têm ocupado outros espaços sociais através de resistência., elas têm conquistado espaços na educação e recentemente o acesso ao ensino superior. a presença de mulheres negras na educação representa o empoderamento feminino negro. A partir disso, fez-se uso das/os autoras/es que investigam a construção social da identidade da mulher negra, do racismo, preconceitos étnico-raciais e do acesso e permanência da mulher aos espaços educacionais. Adotou-se a entrevista semiestrutura com quatro perguntas abertas direcionadas a três mulheres negras de universidades públicas do estado do Maranhão. As entrevistadas relataram sobre a trajetória escolar, os preconceitos que sofreram por sua etnia e classe social, bem como, sobre atitudes preconceituosas com e de colegas que presenciaram. Elas relataram, ainda que, naquele momento, não compreendiam que se tratava de racismo, sexismo e preconceito de classe. Assim, o ensino superior não se configura como espaço de igualdade e respeito. Apesar disso, consideram a escola como importante nesse processo de construção da identidade negra. Destacamos as Leis nº 11.645/2008 e Lei nº 12.711/2012 que amparam o ensino da cultura e história afrodescendente e as cotas para pessoas negras nas instituições federais de ensino superior.