MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E CONQUISTAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1509 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E CONQUISTAS" "resumo" => "O trabalho apresenta relatos da trajetória escolar de mulheres negras, bem como identifica os principais desafios enfrentados nos espaços educacionais e analisa a relação dos preconceitos e entraves vivenciados pela mulher negra no contexto escolar, e assim entender como o processo de construção da identidade negra contribui para a conquista de mulheres nos espaços educacionais. as mulheres negras têm ocupado outros espaços sociais através de resistência., elas têm conquistado espaços na educação e recentemente o acesso ao ensino superior. a presença de mulheres negras na educação representa o empoderamento feminino negro. A partir disso, fez-se uso das/os autoras/es que investigam a construção social da identidade da mulher negra, do racismo, preconceitos étnico-raciais e do acesso e permanência da mulher aos espaços educacionais. Adotou-se a entrevista semiestrutura com quatro perguntas abertas direcionadas a três mulheres negras de universidades públicas do estado do Maranhão. As entrevistadas relataram sobre a trajetória escolar, os preconceitos que sofreram por sua etnia e classe social, bem como, sobre atitudes preconceituosas com e de colegas que presenciaram. Elas relataram, ainda que, naquele momento, não compreendiam que se tratava de racismo, sexismo e preconceito de classe. Assim, o ensino superior não se configura como espaço de igualdade e respeito. Apesar disso, consideram a escola como importante nesse processo de construção da identidade negra. Destacamos as Leis nº 11.645/2008 e Lei nº 12.711/2012 que amparam o ensino da cultura e história afrodescendente e as cotas para pessoas negras nas instituições federais de ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12604_TB1509_05072022121402.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1509 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E CONQUISTAS" "resumo" => "O trabalho apresenta relatos da trajetória escolar de mulheres negras, bem como identifica os principais desafios enfrentados nos espaços educacionais e analisa a relação dos preconceitos e entraves vivenciados pela mulher negra no contexto escolar, e assim entender como o processo de construção da identidade negra contribui para a conquista de mulheres nos espaços educacionais. as mulheres negras têm ocupado outros espaços sociais através de resistência., elas têm conquistado espaços na educação e recentemente o acesso ao ensino superior. a presença de mulheres negras na educação representa o empoderamento feminino negro. A partir disso, fez-se uso das/os autoras/es que investigam a construção social da identidade da mulher negra, do racismo, preconceitos étnico-raciais e do acesso e permanência da mulher aos espaços educacionais. Adotou-se a entrevista semiestrutura com quatro perguntas abertas direcionadas a três mulheres negras de universidades públicas do estado do Maranhão. As entrevistadas relataram sobre a trajetória escolar, os preconceitos que sofreram por sua etnia e classe social, bem como, sobre atitudes preconceituosas com e de colegas que presenciaram. Elas relataram, ainda que, naquele momento, não compreendiam que se tratava de racismo, sexismo e preconceito de classe. Assim, o ensino superior não se configura como espaço de igualdade e respeito. Apesar disso, consideram a escola como importante nesse processo de construção da identidade negra. Destacamos as Leis nº 11.645/2008 e Lei nº 12.711/2012 que amparam o ensino da cultura e história afrodescendente e as cotas para pessoas negras nas instituições federais de ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12604_TB1509_05072022121402.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }