Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELO DE ENSINO STEM E METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE MANAUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90581
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4267
    "inscrito_id" => 17211
    "titulo" => "MODELO DE ENSINO STEM E METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE MANAUS"
    "resumo" => "Este resumo descreve a elaboração das atividades interativas criadas pelos mentores de ensino do Pillar Atração do Projeto Academia STEM, estas são aplicadas em laboratórios móveis que são espaços não formais onde os alunos das escolas públicas de Manaus com idade entre 14 a 18 anos participam de cursos com a temática STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e ocorrem no contraturno escolar. O curso de capacitação tem como proposta proporcionar aos alunos o primeiro contato com o mundo das áreas de engenharia e tecnologia, sendo dividido em 3 dias. No primeiro momento a universidade e o objetivo do projeto são apresentados aos participantes das atividades nos laboratórios móveis, através de slides interativos com auxílio de tecnologias digitais como: aplicativos em tablets, celulares e lousas interativas, no decorrer da capacitação é desenvolvido o senso de trabalho de equipe através de dinâmicas feitas em grupo. No segundo momento os alunos aprendem os conceitos básicos de eletrônica para montagem de experimentos em pequena escala, neles os alunos verificam como algumas tecnologias se apresentam no cotidiano, como o acendimento automático de leds ou o acionamento de motores por presença, situações similares aquelas encontradas na iluminação pública e abertura automática de portas, respectivamente. Finalmente, no terceiro momento acontece a apresentação das máquinas de impressão 3D e de corte a laser, exemplificando os conceitos de manufatura digital. A necessidade de aulas e atividades interativas surgiu após as primeiras semanas de capacitação, em que devido a grande quantidade de conteúdo e slides, a aula tornava-se monótona e cansativa. Contudo o resultado da nova abordagem foi bastante satisfatório devido a interação dos alunos e mentores de forma descontraída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17211_TB4267_01122022070511.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LEIVA BARRIONUEVO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilaleiva96.cl@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90581
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4267
    "inscrito_id" => 17211
    "titulo" => "MODELO DE ENSINO STEM E METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE MANAUS"
    "resumo" => "Este resumo descreve a elaboração das atividades interativas criadas pelos mentores de ensino do Pillar Atração do Projeto Academia STEM, estas são aplicadas em laboratórios móveis que são espaços não formais onde os alunos das escolas públicas de Manaus com idade entre 14 a 18 anos participam de cursos com a temática STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e ocorrem no contraturno escolar. O curso de capacitação tem como proposta proporcionar aos alunos o primeiro contato com o mundo das áreas de engenharia e tecnologia, sendo dividido em 3 dias. No primeiro momento a universidade e o objetivo do projeto são apresentados aos participantes das atividades nos laboratórios móveis, através de slides interativos com auxílio de tecnologias digitais como: aplicativos em tablets, celulares e lousas interativas, no decorrer da capacitação é desenvolvido o senso de trabalho de equipe através de dinâmicas feitas em grupo. No segundo momento os alunos aprendem os conceitos básicos de eletrônica para montagem de experimentos em pequena escala, neles os alunos verificam como algumas tecnologias se apresentam no cotidiano, como o acendimento automático de leds ou o acionamento de motores por presença, situações similares aquelas encontradas na iluminação pública e abertura automática de portas, respectivamente. Finalmente, no terceiro momento acontece a apresentação das máquinas de impressão 3D e de corte a laser, exemplificando os conceitos de manufatura digital. A necessidade de aulas e atividades interativas surgiu após as primeiras semanas de capacitação, em que devido a grande quantidade de conteúdo e slides, a aula tornava-se monótona e cansativa. Contudo o resultado da nova abordagem foi bastante satisfatório devido a interação dos alunos e mentores de forma descontraída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17211_TB4267_01122022070511.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LEIVA BARRIONUEVO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilaleiva96.cl@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este resumo descreve a elaboração das atividades interativas criadas pelos mentores de ensino do Pillar Atração do Projeto Academia STEM, estas são aplicadas em laboratórios móveis que são espaços não formais onde os alunos das escolas públicas de Manaus com idade entre 14 a 18 anos participam de cursos com a temática STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e ocorrem no contraturno escolar. O curso de capacitação tem como proposta proporcionar aos alunos o primeiro contato com o mundo das áreas de engenharia e tecnologia, sendo dividido em 3 dias. No primeiro momento a universidade e o objetivo do projeto são apresentados aos participantes das atividades nos laboratórios móveis, através de slides interativos com auxílio de tecnologias digitais como: aplicativos em tablets, celulares e lousas interativas, no decorrer da capacitação é desenvolvido o senso de trabalho de equipe através de dinâmicas feitas em grupo. No segundo momento os alunos aprendem os conceitos básicos de eletrônica para montagem de experimentos em pequena escala, neles os alunos verificam como algumas tecnologias se apresentam no cotidiano, como o acendimento automático de leds ou o acionamento de motores por presença, situações similares aquelas encontradas na iluminação pública e abertura automática de portas, respectivamente. Finalmente, no terceiro momento acontece a apresentação das máquinas de impressão 3D e de corte a laser, exemplificando os conceitos de manufatura digital. A necessidade de aulas e atividades interativas surgiu após as primeiras semanas de capacitação, em que devido a grande quantidade de conteúdo e slides, a aula tornava-se monótona e cansativa. Contudo o resultado da nova abordagem foi bastante satisfatório devido a interação dos alunos e mentores de forma descontraída.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.