ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ÊXITO NO EMBATE CONTRA O DESMONTE DA ESCOLA PÚBLICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90949 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4795 "inscrito_id" => 17592 "titulo" => "ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ÊXITO NO EMBATE CONTRA O DESMONTE DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pandemia ocasionada pela Covid-19 gerou uma grande crise nos sistemas de educação em todo o mundo. No que diz respeito ao nosso ao Brasil, a classe popular foi a mais afetada, pois, as poucas condições e recursos materiais dessas famílias, que já se encontrava em desvantagem econômica e social antes da crise sanitária, com a crise, a desigualdade brasileira no ensino se intensificou ainda mais. O aumento da pobreza de aprendizagem pode ter um impacto devastador para a futura geração de crianças e jovens. É importante ressaltar que no contexto educacional brasileiro, a escola pública já vinha sofrendo com os ataques de uma política neoliberal que ganhou espaço principalmente a partir da ascensão de governos conservadores no poder. Diante disso, o presente artigo busca ressaltar o dilema da crise nas escolas públicas e sua ligação com políticas que são elaboradas a partir de um viés autoritário, conservador e de cunho fascista. Essa realidade nos dias atuais tem ganhado destaque nos congressos e pesquisas das universidades públicas, pois trata-se de uma necessidade de se repensar a educação no sentido de problematizar as imposições que estão sendo estabelecidas de maneira vertical, que desconsidera a democracia, a criticidade e a formação de sujeitos questionadores. A pesquisa busca discutir a crise educacional no contexto atual, fundamentada na Aprendizagem Dialógica, aponta as atuações educativas de êxito como alternativa potencializadora para a construção de uma educação mais democrática e que valoriza o respeito às diferenças. Desta forma, concluímos que as práticas educativas de êxito são importantes ferramentas no combate às políticas neoliberais, uma vez que emerge para se pensar, organizar e viver a escola, de forma bastante potente na medida em que nos possibilita um duplo movimento: primeiro, responder ao contexto e à dinâmica da sociedade atual e, segundo, resistir a esse mesmo contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17592_TB4795_01122022155736.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIZI APARECIDA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Maizi Aparecida" "autor_email" => "maizisantos1355@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90949 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4795 "inscrito_id" => 17592 "titulo" => "ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ÊXITO NO EMBATE CONTRA O DESMONTE DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pandemia ocasionada pela Covid-19 gerou uma grande crise nos sistemas de educação em todo o mundo. No que diz respeito ao nosso ao Brasil, a classe popular foi a mais afetada, pois, as poucas condições e recursos materiais dessas famílias, que já se encontrava em desvantagem econômica e social antes da crise sanitária, com a crise, a desigualdade brasileira no ensino se intensificou ainda mais. O aumento da pobreza de aprendizagem pode ter um impacto devastador para a futura geração de crianças e jovens. É importante ressaltar que no contexto educacional brasileiro, a escola pública já vinha sofrendo com os ataques de uma política neoliberal que ganhou espaço principalmente a partir da ascensão de governos conservadores no poder. Diante disso, o presente artigo busca ressaltar o dilema da crise nas escolas públicas e sua ligação com políticas que são elaboradas a partir de um viés autoritário, conservador e de cunho fascista. Essa realidade nos dias atuais tem ganhado destaque nos congressos e pesquisas das universidades públicas, pois trata-se de uma necessidade de se repensar a educação no sentido de problematizar as imposições que estão sendo estabelecidas de maneira vertical, que desconsidera a democracia, a criticidade e a formação de sujeitos questionadores. A pesquisa busca discutir a crise educacional no contexto atual, fundamentada na Aprendizagem Dialógica, aponta as atuações educativas de êxito como alternativa potencializadora para a construção de uma educação mais democrática e que valoriza o respeito às diferenças. Desta forma, concluímos que as práticas educativas de êxito são importantes ferramentas no combate às políticas neoliberais, uma vez que emerge para se pensar, organizar e viver a escola, de forma bastante potente na medida em que nos possibilita um duplo movimento: primeiro, responder ao contexto e à dinâmica da sociedade atual e, segundo, resistir a esse mesmo contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17592_TB4795_01122022155736.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIZI APARECIDA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Maizi Aparecida" "autor_email" => "maizisantos1355@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }