Ao tratarmos do processo de alfabetização e letramento, muitas vezes nos deparamos com práticas educativas que acabam por limitar a autonomia, a criatividade, a dinamicidade e a socialização da criança, habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento integral. O sistema escolar precisa construir ambientes que ofereçam experiências e interações com a leitura e escrita, dando um real significado para aquilo que as crianças aprendem. Um tema que vem sendo muito estudado nos últimos anos, é o da ludicidade e da utilização de jogos. Através destes a criança pode desenvolver habilidades únicas e extremamente necessárias para o seu desenvolvimento. Com o intuito então de colaborar nesta temática, esta pesquisa teve como objetivo discutir o papel do jogo no primeiro ciclo do ensino fundamental, problematizando as potencialidades da adoção de prática lúdicas durante a alfabetização e o letramento das crianças Pesquisa social de abordagem qualitativa, utilizamos para a produção de dados deste trabalho as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com docentes do município de Farroupilha/RS. Posteriormente, as entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, em que foi possível correlacionar os dados produzidos na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e nas entrevistas realizadas. A partir dessa correlação, as reflexões construídas compuseram os materiais didáticos que foram elaborados e distribuídos aos docentes da rede municipal de Farroupilha/RS. Concluímos que a busca pela formação integral na educação passa pela compreensão e valorização do lúdico para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças.