CONVERSAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: O PROJETO DE EXTENSÃO "CIRCULARIDADES NA ESCOLA" E A PANDEMIA DA COVID-19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90525 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4187 "inscrito_id" => 8895 "titulo" => "CONVERSAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: O PROJETO DE EXTENSÃO "CIRCULARIDADES NA ESCOLA" E A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A criação cotidiana expressa nos currículos e nas didáticas é uma máxima proposta por Oliveira (2012) que faz pensar na escola como produtora de conhecimento. A pandemia gerou mudanças profundas nas formas de ser/fazer/pensar das práticas pedagógicas. O presente trabalho objetiva narrar os processos formativos docentes e discentes desenvolvidos no âmbito do projeto de extensão “Circularidades na escola pública: significando culturas no cotidiano escolar” do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira(CAp-UERJ), do Colégio Pedro II (CPII) e de escolas da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (SME-Rio) com o foco nas ações desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021, no contexto do isolamento social e do ensino remoto. Entendemos currículo/didática como produção cultural e buscamos evidenciar lutas sociais e políticas pela reafirmação das diferenças na sociedade que ocorrem dentro do campo pedagógico. Propomos ações que possibilitam a produção discursiva dessas demandas, entre elas, oficinas, leituras coletivas, rodas de conversa, etc., apostando num desenvolvimento colaborativo de produção de conhecimentos acerca dos processos de ensino-aprendizagem-ensino, pautando-os em uma significação cultural e apostando na formação humana integral. Metodologicamente operamos com a ideia de conversa, baseados em Skliar (2018), apostando nas rodas de conversa, que ao longo dos anos de 2020 e 2021 ganharam formato virtual, como potência do trabalho pedagógico presente na relação escola-universidade. Assim, a relação sociedade e a escola têm sido instigante nas articulações entre políticas de igualdade e identidades pensando a formação docente e discente. Por fim, reafirmamos a ideia de uma escola produtora de conhecimentos que, narrados coletivamente, vão adiando, um pouco, o fim do mundo e trazendo esperança em tempos sombrios (KRENAK, 2019). Docentes e discentes em rodas de conversa de forma horizontal, dialógica, sensível e política tem sido uma ação constante do Circularidades na Escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8895_TB4187_07092022204639.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "THAMARA FIGUEIREDO" "autor_email" => "tsfigueiredo.rj@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90525 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4187 "inscrito_id" => 8895 "titulo" => "CONVERSAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: O PROJETO DE EXTENSÃO "CIRCULARIDADES NA ESCOLA" E A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A criação cotidiana expressa nos currículos e nas didáticas é uma máxima proposta por Oliveira (2012) que faz pensar na escola como produtora de conhecimento. A pandemia gerou mudanças profundas nas formas de ser/fazer/pensar das práticas pedagógicas. O presente trabalho objetiva narrar os processos formativos docentes e discentes desenvolvidos no âmbito do projeto de extensão “Circularidades na escola pública: significando culturas no cotidiano escolar” do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira(CAp-UERJ), do Colégio Pedro II (CPII) e de escolas da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (SME-Rio) com o foco nas ações desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021, no contexto do isolamento social e do ensino remoto. Entendemos currículo/didática como produção cultural e buscamos evidenciar lutas sociais e políticas pela reafirmação das diferenças na sociedade que ocorrem dentro do campo pedagógico. Propomos ações que possibilitam a produção discursiva dessas demandas, entre elas, oficinas, leituras coletivas, rodas de conversa, etc., apostando num desenvolvimento colaborativo de produção de conhecimentos acerca dos processos de ensino-aprendizagem-ensino, pautando-os em uma significação cultural e apostando na formação humana integral. Metodologicamente operamos com a ideia de conversa, baseados em Skliar (2018), apostando nas rodas de conversa, que ao longo dos anos de 2020 e 2021 ganharam formato virtual, como potência do trabalho pedagógico presente na relação escola-universidade. Assim, a relação sociedade e a escola têm sido instigante nas articulações entre políticas de igualdade e identidades pensando a formação docente e discente. Por fim, reafirmamos a ideia de uma escola produtora de conhecimentos que, narrados coletivamente, vão adiando, um pouco, o fim do mundo e trazendo esperança em tempos sombrios (KRENAK, 2019). Docentes e discentes em rodas de conversa de forma horizontal, dialógica, sensível e política tem sido uma ação constante do Circularidades na Escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8895_TB4187_07092022204639.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "THAMARA FIGUEIREDO" "autor_email" => "tsfigueiredo.rj@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }