O objetivo deste trabalho é explicitar o processo de construção e concretização de uma oficina com jovens do ensino médio a respeito de um melhor comportamento no trânsito urbano na cidade do Recife - Pernambuco. A oficina foi intitulada como Trânsito Empático, criada por discentes do curso de psicologia a partir da integração destes ao Programa de Educação Tutorial Gestão Política-Pedagógica (PET GPP), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. O PET GPP trabalha principalmente com ações voltadas para a comunidade entendendo que a construção de conhecimento coletivo com a sociedade é essencial, pois a educação é um campo produtor de sentidos durante os processos de socialização primária e secundária. Sendo assim, torna-se viável trazer debates sociais atuais para dentro das escolas a fim de construirmos conhecimentos críticos, éticos e políticos. Por conseguinte, a oficina proposta foi realizada na Escola Pública Estadual Professor Nelson Chaves (Camaragibe-PE) com quarenta estudantes do ensino médio através de práticas de intervenção psicológica grupais a respeito do trânsito. A ação resultou na construção de novos sentidos sobre mobilidade urbana tendo como base a temática das drogas (i)lícitas, da estabilidade emocional e da (im)prudência no trânsito. Os/as discentes tiveram um espaço livre de diálogo e se familiarizaram com discussões que antes não haviam tido acesso em seus contextos. Ações como esta vão ao encontro de uma formação educacional que trabalha os direitos e deveres dentro da integralidade da pessoa e do ambiente em que ela vive, sendo uma ferramenta que deve ser continuamente explorada pela sociedade.