A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada.