Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89130 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 14030 "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada.A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleo" "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89130 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 14030 "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada.A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleo" "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.