Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89130
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 14030
    "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”"
    "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cleo"
    "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89130
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 14030
    "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”"
    "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cleo"
    "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.