O presente trabalho tem como objetivo analisar como procedeu o processo de implementação e regulamentação da disciplina de Ensino Religioso nas Escolas Públicas (EREP) no Estado do Piauí, no período de 1996 a 2020. Tendo como ponto de partida a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) até a promulgação da Base Nacional Comum Curricular no ano de 2020. A pergunta norteadora é: quais foram os caminhos normativos percorridos pelo Ensino Religioso nas escolas públicas (EREP) do Piauí, entre a promulgação da LDB 9.394/96 até a implementação da Base Nacional Comum Curricular em 2020? A partir dos estudos realizados foi possível entender que o caráter do componente curricular Ensino Religioso está ligado a conceitos que o compreendem como instrumento de instrução e conhecimento profundamente ligado ao processo de formação humana, como descrito na Resolução CEE/PI n°112/2016, os documentos analisados indicam os conteúdos a serem ensinados, e como deve ser o proceder dos docentes em sala de aula. Utilizou-se com referencial teórico-metodológico as contribuições de Lopes e Galvão (2001), Martins (2005), Ariès (1989) e Fonseca (2013).