Esta pesquisa é uma revisão sistemática sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) na educação. em periódicos brasileiros, considerando-se sua ocorrência e implicações nas escolas e na vida dos escolares. Foram utilizadas como fontes de pesquisa as plataformas: SCIELO, CAPES, EDUCA, PORTAL DE BUSCA INTEGRADA DA USP e PEPSIC, tendo como descritor o termo Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Como a pesquisa sobre o TOD, em nosso meio ainda, é inicial preferimos um termo que pudesse abarcar um maior número de pesquisas. Seguimos a perspectiva de Gil (1995) sobre pesquisas bibliográficas, que estabelece leituras progressivas de aprofundamento. Inicialmente, foram encontrados 125 artigos com alguma relação com tema, evidenciada no corpo dos resumos (leitura exploratória). Nesse quadro, pouquíssimos artigos diziam respeito ao TOD de modo direto ou indireto na relação com a educação ou ensino. Após uma análise mais detida, verificamos apenas 9 trabalhos que evidenciavam uma compatibilidade maior com a proposta da pesquisa (leitura seletiva). Nos artigos selecionados, evidenciou-se relações entre o Transtorno Opositivo Desafiador e o processo de aprendizagem dos indivíduos, a inclusão escolar, a violência, o relacionamento com a família, assim como as dificuldades de obediência envolvendo o transtorno. Foi analisado também artigos que definem o TOD como uma patologia, que incluem alunos não diagnosticados, mas que possuem comportamento problema e que tratam o TOD como uma comorbidade do TDAH. Concluímos que, devido a lacuna de trabalho nesse cenário, ainda se faz necessário mais pesquisas que aprofundem a relação entre o TOD a educação.