Atualmente, vivenciamos um mundo em descrédito em relação a importância da infância na formação do ser humano, todavia, é nela que a criança constrói seu desenvolvimento social, cognitivo e afetivo. A segunda infância, é um período de extrema importância, haja vista que é neste período, normalmente, a criança é inserida no ambiente escolar, e sem a devida atenção, a criança pode ter inúmeras dificuldades de aprendizagem, e assim, prejudicar seu processo de desenvolvimento. Piaget foi um grande estudioso e pesquisador assíduo acerca do desenvolvimento infantil, e seus ensinamentos, despertaram em muitos sobre a atenção a criança na infância. Sendo assim, diante do exposto, este trabalho tem como objetivo discutir acerca da atenção a criança na segunda infância, sob a ótica de Piaget inter-relacionando com a dinâmica social do mundo atualmente, observando a influência de ações do professor que podem corroborar ou não em seu desenvolvimento. Este trabalho se justifica diante da necessidade de entendimento das ações no ambiente escolar que levaram a atuação/presença do ser humano como ser social, hoje, ou seja, como estas impactaram no adulto de hoje, e assim demonstrar maneiras de minimizar dificuldades desencadeadas pelo mau desenvolvimento durante a segunda infância. Para esse fim, utilizou-se uma metodologia bibliográfica, exploratória, com embasamento teórico em Piaget para que se entenda a importância da segunda infância e o que a ausência de uma atenção adequada pode trazer para o desenvolvimento da criança. Por fim, a pesquisa demonstrou que de fato, diversas atitudes encabeçadas por professores levaram ao não desenvolvimento social do aluno, assim como, outros fatores, a exemplo da entidade familiar, impactam diretamente no adulto de hoje.