Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EFEITO DO TEMPO E DA LEITURA PRÉVIA SOBRE A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) têm por objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nestes testes, estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de interpretação de texto de estudantes do 6º ano que participaram do Saeb (2021) e estudantes do 9º que não participaram desta avaliação. Participaram deste estudo, trinta estudantes de duas turmas do 6º ano e nove estudantes da turma de 9º ano, ambos da mesma escola pública estadual. Foi programado como tarefa, a leitura de uma fábula, contendo 158 palavras, para posterior resolução de 7 questões subjetivas, contempladas por respostas explícitas no texto. Os alunos do 6º ano foram distribuídos em duas condições, com e sem leitura prévia do texto pelo professor. A turma do 9º ano foi exposta apenas a condição sem leitura prévia. Todas as turmas tinham o tempo de 6 minutos para realizar a tarefa, independente da condição, tempo superior à resolução de uma questão da Saeb (3,4 min). Os resultados apontam que 84% dos alunos do 6º ano, sob a condição de leitura prévia, apresentaram os melhores desempenhos de interpretação (86% a 100% de acertos), em comparação aos alunos do 6º ano (73%) e alunos do 9º ano (56%), ambos na condição sem leitura prévia. Conclui-se que os alunos submetidos à leitura prévia da prova, sob a mesma condição de tempo, conseguiram melhores resultados de interpretação do texto em comparação aos alunos não expostos à leitura prévia feita pelo professor.

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