Com o advento da 4º Revolução Industrial, vivemos uma era de intensa transformação digital nos meios de comunicação, análise, intervenção, interação, produção e consumo de produtos e serviços em, praticamente, todos os setores da sociedade. Fica evidente a emergência da inclusão digital em ferramentas próprias da indústria 4.0 na formação educacional dos sujeitos. Neste trabalho destaca-se o pilar da simulação como ferramenta de trabalho para a atuação do profissional técnico. A simulação é a promoção de uma realidade virtual a partir de ferramenta computacional, capaz de prever de forma rápida, segura, sustentável, barata e confiável, o desempenho de produtos, equipamentos e processos reais. Entre as diversas ferramentas computacionais para simulação de processos, este trabalho destaca a capacitação em técnicas da fluidodinâmica computacional (CFD), que resolve numericamente as equações de Navier-Stokes a partir de método dos volumes finitos, utilizando o referencial teórico de Maracucci e Maitelli. Foi simulado em CFD o escoamento em tubos, de onde foi capaz prever perfis de pressão, temperatura e velocidade presentes em escoamentos tubulares. Tal desenvolvimento se mostrou uma oportunidade de inclusão tecnológica, na formação do individuo em um mundo que passa por uma revolução digital.