Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGANDO “O MUNDO DO TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88443
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 9265
    "titulo" => "JOGANDO “O MUNDO DO TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS"
    "resumo" => "A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação Politécnica é um componente curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O Eixo Trabalho faz parte desse componente e aborda reflexões, dentre outros temas, sobre a dimensão histórica e ontológica do trabalho. A fim de dinamizar essas discussões foi desenvolvido o jogo “O Mundo do Trabalho” pelo corpo docente desse eixo, como uma estratégica lúdica de ensino. Com o objetivo de consolidar os conteúdos ministrados, este jogo estimula o trabalho em conjunto e o enfrentamento de situações-problema, com regras complexas, perguntas e respostas, mesclando aprendizado e sorte. Este trabalho descreve a experiência docente de aplicação do jogo “O Mundo do Trabalho” para as turmas de primeiro ano do curso técnico em Análises Clínicas da EPSJV por um período de três anos consecutivos, contabilizando um total de 96 alunos envolvidos nesta atividade. Como resultado, verificou-se que essa metodologia promoveu uma integração entre conceitos e uma maior apreensão dos conteúdos ministrados nas aulas, possibilitando a elaboração de referenciais sobre o universo do trabalho. Além disso, constituiu-se como um exercício de revisão e de avaliação da apreensão e sistematização do conteúdo trabalhado nas aulas. Portanto, esse recurso contribuiu para a construção do conhecimento sobre a temática, proporcionando aos estudantes uma visão crítica e propositiva da estrutura e organização do trabalho no mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9265_TB1067_20062022154303.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA COELHO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavia.ribeiro@fiocruz.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88443
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 9265
    "titulo" => "JOGANDO “O MUNDO DO TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS"
    "resumo" => "A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação Politécnica é um componente curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O Eixo Trabalho faz parte desse componente e aborda reflexões, dentre outros temas, sobre a dimensão histórica e ontológica do trabalho. A fim de dinamizar essas discussões foi desenvolvido o jogo “O Mundo do Trabalho” pelo corpo docente desse eixo, como uma estratégica lúdica de ensino. Com o objetivo de consolidar os conteúdos ministrados, este jogo estimula o trabalho em conjunto e o enfrentamento de situações-problema, com regras complexas, perguntas e respostas, mesclando aprendizado e sorte. Este trabalho descreve a experiência docente de aplicação do jogo “O Mundo do Trabalho” para as turmas de primeiro ano do curso técnico em Análises Clínicas da EPSJV por um período de três anos consecutivos, contabilizando um total de 96 alunos envolvidos nesta atividade. Como resultado, verificou-se que essa metodologia promoveu uma integração entre conceitos e uma maior apreensão dos conteúdos ministrados nas aulas, possibilitando a elaboração de referenciais sobre o universo do trabalho. Além disso, constituiu-se como um exercício de revisão e de avaliação da apreensão e sistematização do conteúdo trabalhado nas aulas. Portanto, esse recurso contribuiu para a construção do conhecimento sobre a temática, proporcionando aos estudantes uma visão crítica e propositiva da estrutura e organização do trabalho no mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9265_TB1067_20062022154303.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA COELHO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavia.ribeiro@fiocruz.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação Politécnica é um componente curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O Eixo Trabalho faz parte desse componente e aborda reflexões, dentre outros temas, sobre a dimensão histórica e ontológica do trabalho. A fim de dinamizar essas discussões foi desenvolvido o jogo “O Mundo do Trabalho” pelo corpo docente desse eixo, como uma estratégica lúdica de ensino. Com o objetivo de consolidar os conteúdos ministrados, este jogo estimula o trabalho em conjunto e o enfrentamento de situações-problema, com regras complexas, perguntas e respostas, mesclando aprendizado e sorte. Este trabalho descreve a experiência docente de aplicação do jogo “O Mundo do Trabalho” para as turmas de primeiro ano do curso técnico em Análises Clínicas da EPSJV por um período de três anos consecutivos, contabilizando um total de 96 alunos envolvidos nesta atividade. Como resultado, verificou-se que essa metodologia promoveu uma integração entre conceitos e uma maior apreensão dos conteúdos ministrados nas aulas, possibilitando a elaboração de referenciais sobre o universo do trabalho. Além disso, constituiu-se como um exercício de revisão e de avaliação da apreensão e sistematização do conteúdo trabalhado nas aulas. Portanto, esse recurso contribuiu para a construção do conhecimento sobre a temática, proporcionando aos estudantes uma visão crítica e propositiva da estrutura e organização do trabalho no mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.