Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAVESSIAS FORMATIVAS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA ARTE-EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO SENSÍVEL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88428
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 11545
    "titulo" => "TRAVESSIAS FORMATIVAS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA ARTE-EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO SENSÍVEL."
    "resumo" => "Este trabalho foi pensado a partir das vivências da disciplina de Didática da Educação Artística, que é obrigatória na grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-CSHNB, localizado em Picos-PI. E tem como principal objetivo apresentar as travessias de experiências de duas licenciandas do referido curso, considerando a trajetória da disciplina e as aprendizagens alcançadas. Durante o trabalho, será exposta uma breve discussão acerca dos estudos realizados na disciplina e da importância da arte-educação na formação de professores, buscando rememorar os conteúdos que foram ministrados, bem como os autores trabalhados, onde se destacam Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Júnior. Para isso, utilizamos como aporte teórico os autores Larrosa (2002), Duarte Júnior (1996), Rabelo (2018), Soares et al (2015), Freire (2019), entre outros, que nos permitiram refletir sobre educar na sensibilidade, tendo a arte-educação como apoio. Nosso caminho metodológico caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico. A partir das propostas formativas da disciplina, da análise dos materiais estudados e da socialização de atividades desenvolvidas, fomos conduzidas a ampliação do nosso olhar acerca da arte-educação, percebendo que o educar não pode distanciar-se da sensibilidade e que só por meio desta teremos condições de pensar o ato educativo e o educando em sua integralidade. Dessa forma, concluímos que a presença da arte é necessária tanto na formação de alunos do ensino básico, quanto na formação de professores que atuam juntos a esses discentes, de modo especial, o campo da Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11545_TB1038_06072022134140.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZA DE LIMA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GEIZA"
    "autor_email" => "geizadelima@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88428
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 11545
    "titulo" => "TRAVESSIAS FORMATIVAS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA ARTE-EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO SENSÍVEL."
    "resumo" => "Este trabalho foi pensado a partir das vivências da disciplina de Didática da Educação Artística, que é obrigatória na grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-CSHNB, localizado em Picos-PI. E tem como principal objetivo apresentar as travessias de experiências de duas licenciandas do referido curso, considerando a trajetória da disciplina e as aprendizagens alcançadas. Durante o trabalho, será exposta uma breve discussão acerca dos estudos realizados na disciplina e da importância da arte-educação na formação de professores, buscando rememorar os conteúdos que foram ministrados, bem como os autores trabalhados, onde se destacam Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Júnior. Para isso, utilizamos como aporte teórico os autores Larrosa (2002), Duarte Júnior (1996), Rabelo (2018), Soares et al (2015), Freire (2019), entre outros, que nos permitiram refletir sobre educar na sensibilidade, tendo a arte-educação como apoio. Nosso caminho metodológico caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico. A partir das propostas formativas da disciplina, da análise dos materiais estudados e da socialização de atividades desenvolvidas, fomos conduzidas a ampliação do nosso olhar acerca da arte-educação, percebendo que o educar não pode distanciar-se da sensibilidade e que só por meio desta teremos condições de pensar o ato educativo e o educando em sua integralidade. Dessa forma, concluímos que a presença da arte é necessária tanto na formação de alunos do ensino básico, quanto na formação de professores que atuam juntos a esses discentes, de modo especial, o campo da Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11545_TB1038_06072022134140.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZA DE LIMA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GEIZA"
    "autor_email" => "geizadelima@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho foi pensado a partir das vivências da disciplina de Didática da Educação Artística, que é obrigatória na grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-CSHNB, localizado em Picos-PI. E tem como principal objetivo apresentar as travessias de experiências de duas licenciandas do referido curso, considerando a trajetória da disciplina e as aprendizagens alcançadas. Durante o trabalho, será exposta uma breve discussão acerca dos estudos realizados na disciplina e da importância da arte-educação na formação de professores, buscando rememorar os conteúdos que foram ministrados, bem como os autores trabalhados, onde se destacam Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Júnior. Para isso, utilizamos como aporte teórico os autores Larrosa (2002), Duarte Júnior (1996), Rabelo (2018), Soares et al (2015), Freire (2019), entre outros, que nos permitiram refletir sobre educar na sensibilidade, tendo a arte-educação como apoio. Nosso caminho metodológico caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico. A partir das propostas formativas da disciplina, da análise dos materiais estudados e da socialização de atividades desenvolvidas, fomos conduzidas a ampliação do nosso olhar acerca da arte-educação, percebendo que o educar não pode distanciar-se da sensibilidade e que só por meio desta teremos condições de pensar o ato educativo e o educando em sua integralidade. Dessa forma, concluímos que a presença da arte é necessária tanto na formação de alunos do ensino básico, quanto na formação de professores que atuam juntos a esses discentes, de modo especial, o campo da Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.