O presente trabalho objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o “be-a-ba”, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar.