Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANDO ESTRATÉGIAS INVENTIVAS EM REALIDADE AUMENTADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DA BAHIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O uso da Realidade Aumentada (RA) como proposta educacional promove a inventividade e ludicidade no ensino, em especial, no que trata este artigo, à área de ciências naturais. Neste sentido, devemos promover estratégias que investem nessa dinâmica, de forma a dinamizar as aulas do ensino médio na educação pública, como uma estratégia pedagógica inovativa. Destarte, o objetivo deste artigo é relatar uma experiência realizada em um contexto de ensino mediado pelas tecnologias, integradas ao conteúdo das aulas do ensino médio público da Bahia, no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) envolvendo a integração das disciplinas química e biologia com o uso da realidade aumentada. Como ação metodológica trata-se de um estudo de caso, utilizando elementos narrativos para descrever essa vivência envolvendo estratégias pedagógicas ativas na educação básica. Os resultados obtidos descrevem que a realidade aumentada tem uma grande propulsão como mobilizadora de conhecimentos, quando utilizadas de forma a explorar o conteúdo permitindo também uma propagação desta compreensão. Neste sentido, através do desenvolvimento desta pesquisa, os alunos tiveram a oportunidade de, através das vivências de investigação atreladas ao currículo de ciências e ao uso das tecnologias, participar de atividades pedagógicas que alinharam o conhecimento prévio com as propostas experimentais. Assim, concluímos que, para que alunos e professores da educação básica possam imergir na iniciação científica e instigar a vontade de aprender e pesquisar de maneira natural dentro do espaço da sala de aula, é necessário buscar potencializar o ciberespaço como componentes pedagógicos, em especial com o uso da RA.

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