Este relato de experiência parte da vivência de Estágio Básico de estudantes da graduação de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco em duas escolas particulares de referência em Educação Inclusiva na cidade de Recife, PE. As observações ocorreram no segundo semestre de 2021, no contexto de retomada às aulas presenciais após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. O foco dessas observações tinha como base a compreensão da relevância dos estudos voltados à Educação Inclusiva para a formação acadêmica em Psicologia, em meio a um cenário emergencial. O relato aqui apresentado tem por objetivos: promover reflexões a respeito das limitações e possibilidades contidas na experiência de estágio curricular, e desenvolver conexões teórico-práticas, elucidando a relevância do contato com a Educação Inclusiva no contexto escolar para formação e a futura atuação profissional em Psicologia. A análise dos dados se deu a partir da releitura dos relatos de observação produzidos durante o estágio e de sua articulação com a literatura sobre os efeitos do cenário pandêmico na educação, com foco nas áreas de Psicologia Escolar e Educação Inclusiva. A discussão dos dados levou a conclusões que apontam tanto para a importância das atividades práticas na formação em nível de graduação em Psicologia, como para a importância de se sensibilizar os cenários educacionais e seus diversos atores, acerca da importância da atuação do profissional da Psicologia nos processos inclusivos no cenário educacional, notadamente a partir das consequências da Covid-19.