UTILIZAÇÃO DE SITES DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA E ÁREAS AFINS NO ENSINO MÉDIO: KAHOOT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88217 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 12407 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SITES DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA E ÁREAS AFINS NO ENSINO MÉDIO: KAHOOT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "É sabido que o sistema educacional se encontra em constante desafio de manter o interesse dos estudantes na busca pelo conhecimento ao passo que cumpre o seu papel fundamental de formar indivíduos críticos e capazes de tomar decisões sociais pautadas no conhecimento científico. Com o advento da internet houve também o surgimento de sites que podem ser utilizados como base para pesquisa de alunos e professores, e também aqueles que podem gerar métodos de gamificação para as aulas dos professores. Pensando nisso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação dos alunos do ensino médio e técnico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, em relação a utilização do Kahoot em aulas de Biologia, Citologia e Histologia e Microbiologia. Para a otimização das aulas utilizou-se Kahoot no término das mesmas nas disciplinas de Biologia, Microbiologia e Citologia e Histologia. Para verificação da aceitação ou não dos alunos para a inserção dessa ferramenta no cotidiano educacional fez uso de entrevista via google form. Em relação as aulas que utilizam games ao final, pela plataforma Kahoot, os alunos responderam que: 51,4% deles acham que a resolução do quiz é o melhor momento da aula, os demais 48,6% assinalaram que é muito interessante jogar no final de cada aula e a sua aceitabilidade pode está correlacionado também com o fato de que 100% dos entrevistados apontaram a metodologia como eficaz na fixação do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12407_TB355_17062022091852.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER KAWANNE BRITO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "esterkawannebritorodrigue" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88217 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 12407 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SITES DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA E ÁREAS AFINS NO ENSINO MÉDIO: KAHOOT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "É sabido que o sistema educacional se encontra em constante desafio de manter o interesse dos estudantes na busca pelo conhecimento ao passo que cumpre o seu papel fundamental de formar indivíduos críticos e capazes de tomar decisões sociais pautadas no conhecimento científico. Com o advento da internet houve também o surgimento de sites que podem ser utilizados como base para pesquisa de alunos e professores, e também aqueles que podem gerar métodos de gamificação para as aulas dos professores. Pensando nisso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação dos alunos do ensino médio e técnico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, em relação a utilização do Kahoot em aulas de Biologia, Citologia e Histologia e Microbiologia. Para a otimização das aulas utilizou-se Kahoot no término das mesmas nas disciplinas de Biologia, Microbiologia e Citologia e Histologia. Para verificação da aceitação ou não dos alunos para a inserção dessa ferramenta no cotidiano educacional fez uso de entrevista via google form. Em relação as aulas que utilizam games ao final, pela plataforma Kahoot, os alunos responderam que: 51,4% deles acham que a resolução do quiz é o melhor momento da aula, os demais 48,6% assinalaram que é muito interessante jogar no final de cada aula e a sua aceitabilidade pode está correlacionado também com o fato de que 100% dos entrevistados apontaram a metodologia como eficaz na fixação do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12407_TB355_17062022091852.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER KAWANNE BRITO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "esterkawannebritorodrigue" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }