O presente artigo apresenta reflexões acerca da Formação de Professores/as no Brasil e as implicações no fazer docente compreendendo a complexidade e multidimensionalidade dos processos formativos e do papel docente, assim como os processos de inserção e socialização profissional docente. O trabalho em questão é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação e propõe abordar os achados que se deram por meio da pesquisa narrativa com professores iniciantes de uma escola de Educação Básica do município de Maricá/RJ. Com base em Josso, o ensaio apresenta as experiências formadoras do sujeito que colaboraram para/na composição do ser professor/a na primeira etapa do ciclo da carreira profissional docente. A tematização de Fontoura foi a estratégia utilizada para análise das narrativas. As principais contribuições do estudo foram a reflexão e compreensão dos processos de formação de professores iniciantes, a construção da identidade profissional docente e a aparição do ser-sujeito de formação em seus diversos registros, psicossomáticos, sociológicos, emocionais, culturais e políticos.