Este artigo objetiva gerar uma reflexão acerca do labor de cooperação entre o professor regular e o professor auxiliar na assistência do estudante com autismo na educação básica. Trata-se uma pesquisa de cunho qualitativo Minayo (2013) e tempo transversal Silva (204), Como procedimento adotou o estudo de caso com embasamento Yin (2005). O objeto de estudo oAutismo Eugen (1911); Kanner (1945); Rutter (1978); Lei Berenice Piana (2012; DSM-V- (APA, 2014) em contexto da Educação Inclusiva SASSAKI, (1998) no labor de cooperação Boettcher (1974) entre professores – sujeitos Freire(1999) .Utilizou-se a entrevista não estruturada Vergara (2010) e análise de conteúdo (Bardin, 2016). Sujeitos/participantes duas professoras da segunda etapa da educação básica, que atendem pedagogicamente um estudante com autismo. Apresentou indícios que os saberes e fazeres em cooperação contribui para o processo qualitativo de ensino-aprendizagem a atender demandas do estudante.