OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90660 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4370 "inscrito_id" => 9497 "titulo" => "OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a tríade: infância, currículo e Educação Infantil e convidou-a à deslocamentos, sobretudo com 28 crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI no agreste pernambucano. No entanto, o presente texto objetiva pensar a escola e os currículos da Educação Infantil a partir da potência imagética das fotografias produzidas pelas crianças do referido CMEI. O percurso teórico-metodológico se deu em um caminhar junto, com as crianças e demais habitantes do território existencial da pesquisa, envolvendo a inspiração cartográfica para a produção dos dados. Nesses deslocamentos fomos afetadas pelos intercessores teóricos que nos provocaram a pensar sobre a infância, a escola, os currículos e a produção de imagens com crianças. Nesse movimento, também, abrimo\x02nos ao gesto da escuta e fomos atravessadas pela poética disruptiva do Manoel de Barros que ao ser habitado por essa infância como experiência nos convida a transver o mundo juntamente com as crianças. O deslocamento com as crianças cartógrafas do território existencial da pesquisa revelam o quanto essa infância diz de si mesma e do mundo a sua volta, quando nos apresenta as miudezas e as existências mínimas que habitam os espaçostempos do CMEI. A potência desses dizeres, fazeres e do gesto de olhar das crianças, nos convidaram a experienciar currículos-outros que se abrem a alteridade eseguem reivindicando outros possíveis pela experiência infantil. Currículos-outros coloridos pela infância e fabulados em aberturas aos imprevistos. Currículos-outros que poetizam e potencializam outras possibilidades de pensar e viver a escola e a produção dos currículos na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9497_TB4370_05122022234011.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GALINDO ALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "VANESSA GALINDO" "autor_email" => "vanessa-gam@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90660 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4370 "inscrito_id" => 9497 "titulo" => "OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a tríade: infância, currículo e Educação Infantil e convidou-a à deslocamentos, sobretudo com 28 crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI no agreste pernambucano. No entanto, o presente texto objetiva pensar a escola e os currículos da Educação Infantil a partir da potência imagética das fotografias produzidas pelas crianças do referido CMEI. O percurso teórico-metodológico se deu em um caminhar junto, com as crianças e demais habitantes do território existencial da pesquisa, envolvendo a inspiração cartográfica para a produção dos dados. Nesses deslocamentos fomos afetadas pelos intercessores teóricos que nos provocaram a pensar sobre a infância, a escola, os currículos e a produção de imagens com crianças. Nesse movimento, também, abrimo\x02nos ao gesto da escuta e fomos atravessadas pela poética disruptiva do Manoel de Barros que ao ser habitado por essa infância como experiência nos convida a transver o mundo juntamente com as crianças. O deslocamento com as crianças cartógrafas do território existencial da pesquisa revelam o quanto essa infância diz de si mesma e do mundo a sua volta, quando nos apresenta as miudezas e as existências mínimas que habitam os espaçostempos do CMEI. A potência desses dizeres, fazeres e do gesto de olhar das crianças, nos convidaram a experienciar currículos-outros que se abrem a alteridade eseguem reivindicando outros possíveis pela experiência infantil. Currículos-outros coloridos pela infância e fabulados em aberturas aos imprevistos. Currículos-outros que poetizam e potencializam outras possibilidades de pensar e viver a escola e a produção dos currículos na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9497_TB4370_05122022234011.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GALINDO ALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "VANESSA GALINDO" "autor_email" => "vanessa-gam@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }