Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE PROCARIONTES PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88030
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 1564
    "titulo" => "AULA PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE PROCARIONTES PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os procariontes incluem um vasto grupo de microrganismos, encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Além da importância médica, estabelecem relações ecológicas com outros seres vivos e são a base para a manutenção da vida na Terra. Apesar de sua importância, o estudo sobre os procariontes pode ser de difícil compreensão pelos discentes, já que não é possível a sua visualização a olho nu. Nesse trabalho, faço o relato de uma experiência exitosa, na qual foi proposto para três turmas de segundo ano do Ensino Médio, o desenvolvimento de uma aula prática investigativa, que incluiu coleta, o crescimento de colônias de bactérias em meio de cultura ágar nutriente, análise das colônias, preparo de esfregaço, coloração de Gram e análise das amostras. A aula prática mostrou ser de grande importância para aliar os conteúdos teóricos à prática, contribuindo com uma melhor compreensão, interesse e motivação dos estudantes pelo ensino dos seres vivos. A experiência didática relatada aqui evidência possibilidades diferentes de tratar o mesmo assunto, de acordo com a necessidade da turma, o que melhor contribui com o interesse pelo tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID1564_TB61_25042022123101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA ARAÚJO"
    "autor_email" => "naiara.araujo@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88030
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 1564
    "titulo" => "AULA PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE PROCARIONTES PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os procariontes incluem um vasto grupo de microrganismos, encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Além da importância médica, estabelecem relações ecológicas com outros seres vivos e são a base para a manutenção da vida na Terra. Apesar de sua importância, o estudo sobre os procariontes pode ser de difícil compreensão pelos discentes, já que não é possível a sua visualização a olho nu. Nesse trabalho, faço o relato de uma experiência exitosa, na qual foi proposto para três turmas de segundo ano do Ensino Médio, o desenvolvimento de uma aula prática investigativa, que incluiu coleta, o crescimento de colônias de bactérias em meio de cultura ágar nutriente, análise das colônias, preparo de esfregaço, coloração de Gram e análise das amostras. A aula prática mostrou ser de grande importância para aliar os conteúdos teóricos à prática, contribuindo com uma melhor compreensão, interesse e motivação dos estudantes pelo ensino dos seres vivos. A experiência didática relatada aqui evidência possibilidades diferentes de tratar o mesmo assunto, de acordo com a necessidade da turma, o que melhor contribui com o interesse pelo tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID1564_TB61_25042022123101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA ARAÚJO"
    "autor_email" => "naiara.araujo@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os procariontes incluem um vasto grupo de microrganismos, encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Além da importância médica, estabelecem relações ecológicas com outros seres vivos e são a base para a manutenção da vida na Terra. Apesar de sua importância, o estudo sobre os procariontes pode ser de difícil compreensão pelos discentes, já que não é possível a sua visualização a olho nu. Nesse trabalho, faço o relato de uma experiência exitosa, na qual foi proposto para três turmas de segundo ano do Ensino Médio, o desenvolvimento de uma aula prática investigativa, que incluiu coleta, o crescimento de colônias de bactérias em meio de cultura ágar nutriente, análise das colônias, preparo de esfregaço, coloração de Gram e análise das amostras. A aula prática mostrou ser de grande importância para aliar os conteúdos teóricos à prática, contribuindo com uma melhor compreensão, interesse e motivação dos estudantes pelo ensino dos seres vivos. A experiência didática relatada aqui evidência possibilidades diferentes de tratar o mesmo assunto, de acordo com a necessidade da turma, o que melhor contribui com o interesse pelo tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.