Diante da crise civilizatória que se encontra a sociedade atual em virtude dos múltiplos problemas socioambientais, humanitário, pandêmico, climático, político, econômico, social, cultural, entre outros. Somos levados a repensar a práxis educacional em que permeiam: carência de afeto, empatia e sensibilidade nas relações interpessoais no âmbito escolar e social de uma maneira geral. Na busca pelas finalidades da educação e no que essa educação contemporânea possa contribuir para atitudes e valores no cenário atual. Assim como seria o formato de processos formativos docentes que atendesse a essas demandas tão emergentes, baseado em produções científicas e práticas educativas atuais trazemos por contribuição as Competências Socioemocionais na Educação objetivando apontar para práticas educativas e processos formativos docentes pautados nas contribuições dessas competências. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, documentais, através do viés qualitativo com abordagem no “estado do conhecimento/da Arte” nos anais do evento CONEDU em todas as suas edições, relevante a escolha, pois trata-se do primeiro Congresso Nacional a ter em sua programação o GT(Grupo de Trabalho), voltado exclusivamente para Educação Emocional e afins. Haja vista, que a Educação Contemporânea carece de habilidades que possam ir além, de conhecimentos meramente cognitivos. A abordagem do tema vem sendo fortalecida por vários autores, servindo de fundamentação teórica na maioria das produções analisadas nessa pesquisa, entre esses destacam- se: Goleman (2011), Bisquerra (2000), Casassus (2009), Gonsalves (2015).