A disciplina de Geografia é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, que possibilita a compreensão não somente de conceitos, mas também a percepção da relação intrínseca entre natureza e sociedade. Diante do exposto, o presente trabalho parte das seguintes questões: Como as crianças desenvolvem a construção de conceitos geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como pensar o trabalho pedagógico para o desenvolvimento de um ensino de geografia contextualizado e crítico? Assim sendo, objetivamos nesse artigo: compreender a construção de conceitos geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Dentre os objetivos do ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destaca-se a construção do pensamento espacial das crianças. Assim, cabe ao educador propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos para o desenvolvimento da consciência dos fenômenos e dos processos, enquanto integrantes da prática social. Logo, a construção de conceitos deve partir da própria vivência dos discentes, e ao ser construído com as crianças, que seja um instrumento de entendimento para a compreensão das relações humanas. Dessa maneira, com o referido estudo, conclui-se que o professor deve atuar como um mediador, não repassando apenas conceitos prontos e acabados, ajudando o aluno a construir o seu próprio conhecimento. Trabalhar a construção de conceitos geográficos, contribui para que os alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, possam compreender com criticidade os fenômenos que assolam a sociedade vigente.