O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84881 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => """ O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n MORAIS, T. S. \r\n \t RODRIGUES, A. C. O. \r\n ALLAIN, L. R. \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n \r\n GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n \r\n LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n \r\n MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n \r\n MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n \r\n PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n \r\n PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n \r\n SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1384_26102021224059.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MORAIS" "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84881 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => """ O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n MORAIS, T. S. \r\n \t RODRIGUES, A. C. O. \r\n ALLAIN, L. R. \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n \r\n GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n \r\n LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n \r\n MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n \r\n MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n \r\n PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n \r\n PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n \r\n SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1384_26102021224059.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MORAIS" "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }