ESTE ESCRITO EXPÕE AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES FORMATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EDITAL 2020/2021, CONCLUÍDO AO FINAL DO SEGUNDO MÓDULO, OUTUBRO DE 2021, INSTITUÍDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E ARTICULADO PELA UNIVERSIDADE DO NÚCLEO PEDAGOGIA-NOTURNO E PARCERIA COM UMA ESCOLA MUNICIPAL – SALVADOR- BA, EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO 1º SEGMENTO. DESENVOLVIDO EM CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES FORMAIS DE EDUCAÇÃO, DEVIDO AO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19, EMERGE O PROBLEMA DE COMO COMPREENDER OS PROCESSOS FORMATIVOS E INOVAR O FAZER PEDAGÓGICO INTERMEDIADOS PELO WHATSAPP DE FORMA A POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES NA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. INSPIRA-SE NA METODOLOGIA QUALITATIVA (MYNAIO, 2012) NA QUAL A PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃO DO PESQUISADOR-SUJEITO NOS ITINERÁRIOS RELACIONAIS DA PESQUISA BASEIAM-SE NA EXPERIÊNCIA, VIVÊNCIA E AÇÃO, ASSUME O COMPROMISSO DA INVESTIGAÇÃO EM REGISTROS DE CONSTRUÇÃO DE INDAGAÇÕES INQUIETANTES NA/DA PRÁXIS DO PESQUISADOR E NA REALIDADE DE TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS (TRIVIÑIOS, 2012) NA TENTATIVA DE TRANSFORMÁ-LA NO/COM SEU DINAMISMO E COMPLEXIDADES. ESTRUTURA-SE NA PESQUISA-INTERVENÇÃO (ROCHA; AGUIAR, 2003) POR POSSIBILITAR A ANÁLISE DAS AÇÕES PLANEJADAS, GERAR REFLEXÕES FORMATIVAS, VIABILIZAR A PROBLEMATIZAÇÃO COLETIVA ACERCA DAS PRÁTICAS FORMATIVAS E TENSIONAR UM NOVO PENSAR/FAZER NO ÂMBITO EDUCACIONAL. CONFORME REGISTRADA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (BNCFP) PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTA DEVE TOMAR COMO REFERÊNCIA A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E OCORRER PAUTADA NAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE ACORDO COM O CONHECIMENTO, A PRÁTICA E O ENGAJAMENTO PROFISSIONAL (BRASIL, 2019) E, NESTE CONSTRUTO, INSCREVE-SE O PRP. ENTRETANTO, AS CONCEPÇÕES AQUI APRESENTADAS VÊM NA CONTRAMÃO DESTA FORMAÇÃO LIMITADORA, QUE DESCONSIDERA A COMPLEXIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO. NESTE ÍNTERIM, ESTE TRABALHO, LEVA EM CONTA A IMPLICAÇÃO AFIRMATIVA E ÉTICO-POLÍTICA, BUSCA (RE)CONFIGURA O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO OPORTUNIDADE FÉRTIL DE REESCREVER O QUE É IMPOSTO, RECONHECER CRITICAMENTE O QUE PODE SER MODIFICADO DE FORMA A PROFERIR AÇÕES DE JUSTIÇA SOCIAL E EMANCIPATÓRIA, SEM IGNORAR AS INTERAÇÕES, DISCUTINDO E ATENTANDO-SE ÀS URGÊNCIAS CONSTRUTIVAS DE ATOS CURRICULARES E CONHECIMENTOS QUE OCORRERAM NAS AUSÊNCIAS, SOLIDIFICAM REFERÊNCIAS DOMINADORAS E INTENSIFICAM AS DESIGUALDADES (MACEDO, 2012). ASSIM, ESTEIA-SE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DO PARADIGMA TECNICISTA, RECONHECE A INTERRELAÇÃO ENTRE O PENSARSENTIR, CONSIDERA A CIRCULARIDADE DE SABERES (LÜDKE; RODRIGUES; PORTELA, 2012) ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUINDO O LUGAR DE ENTRELAÇAMENTOS (NÓVOA, 2017) QUE PERPASSA POR DIVERSAS ESFERAS. OS PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DESTINADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, PERCORREM CAMINHOS PARECIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA (HADDAD; DI PIERRO, 2000), LUGAR DE PROJETOS OU PROGRAMAS ALIGEIRADOS, COMPONENTES CURRICULARES DE CARACTERÍSTICA OPTATIVA, UM CAMINHO DE NÃO-LUGAR, QUE RECAI NO APROFUNDAMENTO DO FOSSO ENTRE O PROCLAMADO E O EFETIVADO (CAPUCHO, 2012). A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 INCLUI E RECONHECE A EJA COMO MODALIDADE DE ENSINO, CITA NO TÍTULO VI SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AS EXIGÊNCIAS, AS DIRETRIZES E AS ESPECIFICIDADES DESTE PROCESSO, ENTRETANTO, NO CONTEXTO PRÁTICO, A EJA OCUPA POUCOS ESPAÇOS OU QUASE NENHUM QUANDO O TEMA É FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEJAM INICIANTES OU EM EXERCÍCIO (FARIA, 2012; ARROYO, 2017). ATUAR NO PRP NA EJA EXIGE LIGAÇÃO ENTRE A REFLEXÃO DOCENTE E A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL, OU SEJA, ALÉM DO SABER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, PRECISA-SE DESENVOLVER A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE SUAS REALIDADES PARA QUE SUAS DECISÕES REVERBEREM CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS (ZEICHNER, 2008). ASSIM AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM AS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ASSUMIRAM O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS, A PARTIR DE INTERVENÇÕES INSPIRADAS NO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS, NA DIGNIDADE HUMANA E NA JUSTIÇA SOCIAL (CAPUCHO, 2012), AMPARADAS PELAS DISCUSSÕES DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANIZADORA (ARROYO, 2005; FREIRE, 2019) E PROPOSITIVA DA ÉTICA AMOROSA (ALMEIDA, 2020). OS DESAFIOS CONSTRUÍDOS PELO CONTEXTO PANDÊMICO NO CAMPO EDUCATIVO EXIGIRAM NOVAS SOLUÇÕES (MORAN, 2000) DAÍ O TRABALHO APRESENTADO É PAUTADO NA FORMAÇÃO VIRTUAL COM ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, TENDO O WHATSAPP COMO INTERFACE E PRESENCIALIDADE ATRAVÉS DA REDE (SANTOS, 2019), ENVOLVENDO AS PESSOAS EM SEUS DIFERENTES TEMPOSESPAÇOS. AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PRP CONSISTIRAM NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA, COMO FERRAMENTA DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES; CONFECÇÃO DE BLOCO DE ATIVIDADES COM QUESTÕES E MATERIAIS DE LEITURA, VINCULADOS À PROPOSTA DO CURRÍCULO CONTINUUM (SMED, 2021); PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM FORMATO DIGITAL E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. BASEADO NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EJA (PAIVA, 2006, 2009, 2011; PINTO, 1993), O INÍCIO DAS PRÁTICAS FOI MARCADO PELA BUSCA EM CONHECER OS SUJEITOS EDUCANDOS, SUAS ESPECIFICIDADES, POTENCIALIDADES, POSSIBILIDADES E LIMITES FRENTE AO ENSINO REMOTO. CONSTATOU-SE QUE OS ESTUDANTES (NA MAIORIA, MULHERES NEGRAS E TRABALHADORAS DOMÉSTICAS E QUE AINDA NÃO DOMINAM O SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA) UTILIZAM INTERNET MÓVEL ATRAVÉS DO CELULAR SMARTPHONE COM PLANOS DE DADOS LIMITADOS E POR ISSO SELECIONOU-SE, ORGANIZOU-SE E PRODUZIU-SE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIGITAIS, COMO VÍDEOS, CARDS, PODCASTS E ÁUDIOS, LEVANDO EM CONTA OS FORMATOS REPRODUZIDOS FACILMENTE. NESTES ITINERÁRIOS FORMATIVOS PERCEBE-SE A INTERRELAÇÃO ENTRE O ENSINO E A PESQUISA, ONDE OS QUE-FAZERES SE ENCONTRAM UM NO OUTRO, INDAGANDO, REFLETINDO E INTERVINDO, FORMANDO E SE FORMANDO DE FORMA INTERLIGADA (FREIRE, 2004) INSURGINDO DEBATES REFLEXIVOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA, DO CUIDADO, DO SENTIR, DO DESEJO E DO AFETO, RELATOS PRÓPRIOS SOBRE AS VIVÊNCIAS, O COTIDIANO DO TRABALHO, VIOLÊNCIAS SOFRIDAS E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PARA BUSCAR A SUPERAÇÃO E ROMPIMENTO COM ESSAS RELAÇÕES DE EXCLUSÃO. NESSE SENTIDO, DURANTE AS PRÁTICAS DOCENTES, ANCOROU-SE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO AMPLIADA, PRECONIZADA POR ALMEIDA (2020), ONDE O SABER, O SABER-FAZER E O SABER-SER INTEGRAM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS QUE VALORIZA O REPERTÓRIO DE VIDA DOS ESTUDANTES, SEUS SENTIMENTOS E DESEJOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E DE ENFRETAMENTO AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA REALIDADE PANDÊMICA E ENSINO REMOTO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO REFLEXIVA, A QUE PENSA NA AÇÃO E ATRELA À PESQUISA (PEREIRA, 2013) TENDO NA PRÁTICA A POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABER E DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, AQUI, RESIDENTES, CONFORME O PRP. COM ESTES APROFUNDAMENTOS CONCLUI-SE QUE CONSTRUIR A TRAJETÓRIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SALVADOR NA MODALIDADE EJA, PODE FAVORECER A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A INICIANTE E DO/DA PROFESSOR/A EM EXERCÍCIO NA EJA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO AMPLA DE RESISTÊNCIA, CRÍTICA E REFLEXÃO SOBRES AS ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE CONHECE OS MECANISMOS REPRODUTORES DAS DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, REVELA O WHATSAPP COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTOS DIVERSOS E MÚLTIPLOS E QUE APESAR DE SEU ALCANCE PARA MILHÕES DE PESSOAS, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AINDA APRESENTAM LIMITAÇÕES (PODENDO ENTENDER A TODOS OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESTA AÇÃO), AMPLIANDO O FOSSO ENTRE AS CAMADAS SOCIAIS, ASSIM COMO, DESPONTA OS DESAFIOS DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DA ESCOLA, ANALISADOS SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, QUE REAFIRMA A IMPORTÂNCIA E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA, TRANSFORMANDO AS ARMAS QUE ESTÃO CONTRA A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NUMA AÇÃO DE RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO.