Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TORRE DE HANÓI: ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E SUAS POTENCIALIDADES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
0 of 0
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87373 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 1220 "titulo" => "TORRE DE HANÓI: ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E SUAS POTENCIALIDADES." "resumo" => "O jogo Torre de Hanói, desenvolvido pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, consiste em uma base com três pinos verticais dos quais em um dos pinos encontram-se discos posicionados de forma crescente, cujo objetivo é mover todos os discos do primeiro pino para o terceiro utilizado o pino central como auxílio. O jogo Torre de Hanói pode ser utilizado como material didático nas aulas de matemática onde, ao manipularem o jogo, espera-se que os alunos desenvolvam estratégias para solucionar o problema com o menor número de movimentos possíveis. Além disso, espera-se que os alunos deduzam a expressão matemática que representa o número de movimentos em função do número de discos e compreendam a sua relação com o conteúdo de função exponencial. Este trabalho objetiva relatar uma experiência vivenciada com o uso do jogo Torre de Hanói em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede estatual do município de Pombal-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e empírica de abordagem qualitativa, onde buscou-se verificar as potencialidades do referido jogo para o ensino de função exponencial e analisar, por meio de uma pesquisa com os participantes da atividade, o interesse dos mesmos pelo uso de jogos didáticos nas aulas de matemática e suas percepções acerca da contribuição desses jogos para a sua aprendizagem. Com base nos resultados, percebeu-se que o jogo Torre de Hanói propiciou uma interação e participação ativa dos discentes, onde os mesmos durante a atividade criaram hipóteses, analisaram e desenvolveram estratégias para solucionar o problema e adquiriram competências relacionadas ao conteúdo de função exponencial.O jogo Torre de Hanói, desenvolvido pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, consiste em uma base com três pinos verticais dos quais em um dos pinos encon" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1220_TB493_05062022223739.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA CRUZ JUSTINO" "autor_nome_curto" => "Eduarda Cruz" "autor_email" => "eueduardacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87373 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 1220 "titulo" => "TORRE DE HANÓI: ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E SUAS POTENCIALIDADES." "resumo" => "O jogo Torre de Hanói, desenvolvido pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, consiste em uma base com três pinos verticais dos quais em um dos pinos encontram-se discos posicionados de forma crescente, cujo objetivo é mover todos os discos do primeiro pino para o terceiro utilizado o pino central como auxílio. O jogo Torre de Hanói pode ser utilizado como material didático nas aulas de matemática onde, ao manipularem o jogo, espera-se que os alunos desenvolvam estratégias para solucionar o problema com o menor número de movimentos possíveis. Além disso, espera-se que os alunos deduzam a expressão matemática que representa o número de movimentos em função do número de discos e compreendam a sua relação com o conteúdo de função exponencial. Este trabalho objetiva relatar uma experiência vivenciada com o uso do jogo Torre de Hanói em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede estatual do município de Pombal-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e empírica de abordagem qualitativa, onde buscou-se verificar as potencialidades do referido jogo para o ensino de função exponencial e analisar, por meio de uma pesquisa com os participantes da atividade, o interesse dos mesmos pelo uso de jogos didáticos nas aulas de matemática e suas percepções acerca da contribuição desses jogos para a sua aprendizagem. Com base nos resultados, percebeu-se que o jogo Torre de Hanói propiciou uma interação e participação ativa dos discentes, onde os mesmos durante a atividade criaram hipóteses, analisaram e desenvolveram estratégias para solucionar o problema e adquiriram competências relacionadas ao conteúdo de função exponencial.O jogo Torre de Hanói, desenvolvido pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, consiste em uma base com três pinos verticais dos quais em um dos pinos encon" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1220_TB493_05062022223739.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA CRUZ JUSTINO" "autor_nome_curto" => "Eduarda Cruz" "autor_email" => "eueduardacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O jogo Torre de Hanói, desenvolvido pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, consiste em uma base com três pinos verticais dos quais em um dos pinos encontram-se discos posicionados de forma crescente, cujo objetivo é mover todos os discos do primeiro pino para o terceiro utilizado o pino central como auxílio. O jogo Torre de Hanói pode ser utilizado como material didático nas aulas de matemática onde, ao manipularem o jogo, espera-se que os alunos desenvolvam estratégias para solucionar o problema com o menor número de movimentos possíveis. Além disso, espera-se que os alunos deduzam a expressão matemática que representa o número de movimentos em função do número de discos e compreendam a sua relação com o conteúdo de função exponencial. Este trabalho objetiva relatar uma experiência vivenciada com o uso do jogo Torre de Hanói em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede estatual do município de Pombal-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e empírica de abordagem qualitativa, onde buscou-se verificar as potencialidades do referido jogo para o ensino de função exponencial e analisar, por meio de uma pesquisa com os participantes da atividade, o interesse dos mesmos pelo uso de jogos didáticos nas aulas de matemática e suas percepções acerca da contribuição desses jogos para a sua aprendizagem. Com base nos resultados, percebeu-se que o jogo Torre de Hanói propiciou uma interação e participação ativa dos discentes, onde os mesmos durante a atividade criaram hipóteses, analisaram e desenvolveram estratégias para solucionar o problema e adquiriram competências relacionadas ao conteúdo de função exponencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.