Esse trabalho tem como objetivo relatar e discutir as atividades realizadas na disciplina eletiva Clube de Astronomia para turmas do 1° ano no âmbito da implementação do novo ensino médio nas escolas públicas de todo o país. Nesse espaço, o trabalho didático-pedagógico é voltado para o trabalho com projetos interdisciplinares das mais diversas áreas do currículo nacional por meio de temáticas objetos de interesse do professor que a oferta em estreita relevância com a realidade da comunidade escolar. A Astronomia mostra-se como uma excelente temática, pois sempre desperta muito interesse por parte do alunado por possuir, dentre outros motivos, um forte potencial interdisciplinar (LANGHI, 2016). Nesse sentido, a eletiva de nome “Clube de Astronomia”, objetivou estabelecer de forma gradativa um ambiente de formação científica no ensino médio, especificamente para as turmas do primeiro ano. Através de uma metodologia participativa estimulou, com a mediação do professor, o protagonismo do jovem estudante da escola pública através da proposição de tarefas interdisciplinares. As atividades do Clube se iniciaram com uma avaliação diagnóstica objetivando apreender os saberes dos estudantes acerca da temática e quais tópicos da Astronomia despertam mais as suas curiosidades. Identificados esses tópicos realizamos as seguintes atividades que se interrelacionaram: a leitura e discussão coletiva de textos sobre a história da Astronomia, realização de seminários onde foram trabalhados os tópicos Buracos Negros, Galáxias, Cometas, Meteoros, Asteróides, Constelações e a Lua. Em seguida, procedemos com a realização de duas oficinas abordando a Esfera Celeste e A Terra, Lua e a influência nas marés. A realização dessas tarefas propiciou, gradativamente, a aprendizagem de tópicos da Astronomia através do trabalho em grupo por meio de reflexões e discussões coletivas, conflitos didático-pedagógicos, tomada de decisões, comunicação individual e coletiva, além de possibilitar a realização de novas atividades objetivando o gosto pelo saber científico.