O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade qualificar a formação inicial de professores promovendo a integração universidade-escola e, com essa interlocução, aprimorar os processos de ensino e aprendizagem na escola pública, proporcionando, inclusive, a formação continuada de professores. Apresentamos um ensaio teórico de três professoras formadoras que investigam os programas de formação de professores, caracterizando-os como contextos emergentes necessários para o desenvolvimento profissional docente. Esses programas constituem-se em terceiros espaços formativos quando desenvolvidos tendo como modelo de formação de professores a investigação-formação-ação (IFA) por meio da tríade de interação num movimento constitutivo para os três sujeitos professores da área de Ensino de Ciências de uma Universidade Federal: professores em formação inicial, da Educação Básica e Superior. Investigamos esses elementos por meio de núcleos de sentido dos diários de formação de duas licenciandas que participaram do PIBID, subprojeto Ciências Biológicas, entre 2014-2018. Objetivamos identificar, compreender e analisar se e como esse processo acontece com participantes do PIBID. Utilizamos a análise textual discursiva, composta por três etapas: unitarização; categorização; e comunicação, para analisar o corpus. Como resultado, emergiram duas tendências: “importância das políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores”, sendo o PIBID um potencializador na formação e atuação do professor em formação inicial, dividindo com as escolas públicas o protagonismo no processo de formação, colaborando para a elevação da sua qualidade; e “constituição do professor em formação inicial”, que permite vivenciar a prática docente acompanhada em contexto escolar desde o início do curso de licenciatura, compreendendo as necessidades da escola e como resolver situações, presentes nesse contexto. Depreendemos que esse terceiro espaço formativo desenvolvido pela tríade de interação na IFA possibilita reflexão e constituição de professores- pesquisadores que consideram a investigação como princípio formativo e educativo alicerçados na interlocutória entre Educação Básica e Superior.