O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é uma avaliação que ocorre anualmente e teve como objetivo inicial, avaliar o aprendizado dos alunos ao término do ensino médio em todo o país com o intuito de auxiliar o MEC na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro. No ano de 2009, o ENEM passou por uma reestruturação, servindo também como processo seletivo para ingresso nas universidades públicas, o que aumentou de forma significativa sua importância no Sistema Educacional Brasileiro. Reconhecendo-se que há necessidade de desenvolver mais pesquisas acerca dessa temática, o presente estudo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como os pressupostos da contextualização se concretizam nas provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicadas no período de 2014 a 2019, na área do conhecimento de Ciências da natureza e suas tecnologias, nas questões que envolvem o conteúdo Biotecnologia. Para isso, adotamos os estudos de Alice Lopes, Fernandes, Kato e Kawasaki, Elio Carlos Ricardo, os documentos oficias da educação no Brasil como centrais em nosso referencial teórico, além das contribuições de outros autores. Verificamos que a maioria das questões analisadas se apresentou contextualizada, conforme sugere a Fundamentação Teórico - Metodológica que estrutura o exame.