Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula.