A Monitoria Acadêmica é um importante incentivo para os(as) licenciandos(as) interessados(as) em construir um diferencial na carreira docente, uma vez que ela possibilita o enriquecimento de vivências na Universidade. Dessa forma, este trabalho objetivou apresentar as principais atividades desenvolvidas no âmbito da Monitoria de Biologia Celular de um Curso de Licenciatura, focando nas contribuições desses momentos para a formação docente. As propostas aqui apresentadas se deram no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O trabalho tem abordagem qualitativa e descreve os subsídios dessas ações para a formação do(a) professor(a) de Ciências e Biologia, desenvolvidas de maio a dezembro de 2021, no ensino remoto, em virtude da pandemia da Covid-19. Por se tratar de uma disciplina de primeiro semestre, os discentes precisam ainda mais desse suporte, pois muitos apresentam fragilidades decorrentes da Educação Básica. Diante das vivências, percebe-se que a Monitoria favorece as interações professor-monitor, professor-aluno, monitor-aluno e ainda aluno-aluno, de modo que todos saem beneficiados. Dentre as propostas executadas estão a abordagem e a revisão dos assuntos estudados, a elaboração de quizzes, cartilhas, folders e jogos educativos com foco na utilização das ferramentas digitais e tecnológicas, por se tratar de ensino remoto. Como resultado das ações da Monitoria Acadêmica, destaca-se a aprovação com boas notas de toda a turma, com exceção dos(as) alunos(as) que reprovaram por falta. O apoio ao professor da disciplina também é destacado como um resultado positivo, contribuindo com as discussões e a sistematização do conhecimento de todos os envolvidos. Considera-se que a Monitoria é importante para a formação do licenciando, principalmente no cenário atípico da pandemia, pois possibilita construções coletivas e auxilia o docente orientador no planejamento da disciplina.