O origami configura-se como uma arte oriental de dobrar papel, sendo este um importante instrumento para o ensino de Matemática, uma vez que os assuntos podem ser expressos comparando e argumentando, ou seja, partindo do material concreto para as definições e propriedades. Ao aprender determinado conteúdo pertencente a Geometria, o aluno apresenta um novo pensamento das coisas ao seu redor, dessa forma, ficando cada vez mais questionador sobre algumas situações ou objetos. Nessa perspectiva, apresentamos uma proposta de aula para ser desenvolvida em duas aulas de Matemática em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, onde através do origami buscamos ensinar a reconhecer, nomear e comparar alguns polígonos. A expectativa para essa aula é de muita interação, conhecimento e diversão. Espera-se que a atividade em grupo consiga gerar aprendizagem para todos os participantes e que, de certa forma, una a sala enquanto colegas de classe. Almejamos que os professores de Matemática consigam despertar um maior interesse e motivação por parte dos alunos no processo de aprendizagem, e por isso acreditamos trazer valiosas contribuições para a Educação Matemática, mais especificamente para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Consideramos um estudo de extrema relevância e desejamos atingir uma parte significativa dos profissionais da Matemática.