DIVULGAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87301 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "DIVULGAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS" "resumo" => "A formação de professores no contexto de criação de recursos didáticos tem sido uma de nossas linhas de trabalho tanto no ensino (de graduação e pós-graduação) quanto na pesquisa. A criação parte das necessidades formativas relacionadas à compreensão de problemas sócio-ambientais e conceitos científicos básicos para o ensino de ciências nos anos iniciais. A pesquisa tem permitido compreender os processos de criação por professores de ciências e o espaço de (auto)formação propiciado por esse contexto. Visamos ampliar essa linha de trabalho, divulgado os recursos produzidos, proporcionado vivências de uso deles entre professores, e o diálogo sobre anseios, dúvidas e dificuldades observadas no contexto de suas práticas pedagógicas. Apresentamos nesta oportunidade três recursos didáticos. O “E-lixo”, um jogo de tabuleiro, em que tratamos da discussão sobre o descarte do lixo eletrônico. O “Composição aprendiz”, um jogo de cartas, no qual abordamos o tema da alimentação, alertando o consumidor para a leitura dos rótulos de alimentos e sua composição e a “Gincana sobre Alimentos Utraprocessados”, no qual priorizamos a discussão da presença dos aditivos alimentares e o conhecimento de sua toxologia. A divulgação e uso de recursos didáticos por professores de ciências pode se constituir em um ambiente propicio para a discussão, mobilização e troca de experiências sobre aprender e ensinar ciências, sendo tal discussão orientada para a formação do cidadão crítico e atento ao bem estar e à preservação da vida em geral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID529_TB248_04052022223756.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE" "autor_nome_curto" => "ANDRELA" "autor_email" => "andrela@ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87301 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "DIVULGAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS" "resumo" => "A formação de professores no contexto de criação de recursos didáticos tem sido uma de nossas linhas de trabalho tanto no ensino (de graduação e pós-graduação) quanto na pesquisa. A criação parte das necessidades formativas relacionadas à compreensão de problemas sócio-ambientais e conceitos científicos básicos para o ensino de ciências nos anos iniciais. A pesquisa tem permitido compreender os processos de criação por professores de ciências e o espaço de (auto)formação propiciado por esse contexto. Visamos ampliar essa linha de trabalho, divulgado os recursos produzidos, proporcionado vivências de uso deles entre professores, e o diálogo sobre anseios, dúvidas e dificuldades observadas no contexto de suas práticas pedagógicas. Apresentamos nesta oportunidade três recursos didáticos. O “E-lixo”, um jogo de tabuleiro, em que tratamos da discussão sobre o descarte do lixo eletrônico. O “Composição aprendiz”, um jogo de cartas, no qual abordamos o tema da alimentação, alertando o consumidor para a leitura dos rótulos de alimentos e sua composição e a “Gincana sobre Alimentos Utraprocessados”, no qual priorizamos a discussão da presença dos aditivos alimentares e o conhecimento de sua toxologia. A divulgação e uso de recursos didáticos por professores de ciências pode se constituir em um ambiente propicio para a discussão, mobilização e troca de experiências sobre aprender e ensinar ciências, sendo tal discussão orientada para a formação do cidadão crítico e atento ao bem estar e à preservação da vida em geral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID529_TB248_04052022223756.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE" "autor_nome_curto" => "ANDRELA" "autor_email" => "andrela@ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }