A Prática de Ensino e os Estágios Curriculares Supervisionados apresentam-se como componentes curriculares inerente ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA). Neste sentido, considerando a emergência e os avanços neste campo de conhecimento, o presente resumo tem por finalidade refletir sobre as experiências formativas construídas durante a etapa de regência no Estágio Curricular Supervisionado em uma escola da Rede Estadual de Ensino (REE) do município de Crato, Ceará – Brasil. A sistematização do resumo se apresenta a partir de um relato de experiência, de cunho qualitativo, desenvolvido ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores em Ciências Biológicas no Ensino Médio, realizado no período letivo de 2021.1, em uma Escola Estadual de Educação Profissional, localizada na zona urbana da cidade de Crato, Ceará – Brasil. Face às experiências construídas, pode-se perceber que o Estágio Curricular Supervisionado se apresenta como elemento nevrálgico para a formação inicial docente. No Estágio Curricular Supervisionado os estudantes em formação inicial ampliam os conhecimentos e experiências tecidos juntos a Prática de Ensino em articulação com o “chão da escola”, de tal forma que os conhecimentos biológicos são potencializados no contexto da integração escola e universidade contribuindo assim para o fortalecimento das identidades profissionais dos licenciandos em formação. Ratifica-se que a Prática de Ensino em diálogo com os Estágios Curriculares Supervisionados potencializa o desenvolvimento dos saberes da docência e fortalecem a construção de valores, habilidades, experiências, atitudes, entre outros elementos pedagógicos inerentes ao trabalho docente. Desse modo, conclui-se que a Prática de Ensino e os Estágios Supervisionados fortalecem a formação integral do professor de Biologia ao tempo em que se apresentam como espaço de integração e inserção dos licenciandos no campo de reflexão contínua sobre a práxis docente.