Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O ensino de ciências por meio de simuladores virtuais auxilia o processo de ensino e aprendizagem, bem como, incentiva o uso dessas ferramentas computacionais na demonstração dos fenômenos científicos e biológicos de forma rápida e simples aos discentes, facilitando o ensino por meio de experiências em instituições de ensino, nas quais muitas vezes não havia condições de aulas em laboratórios. No entanto, é difícil encontrar um material didático único que contenha informações acerca de simuladores, seus propósitos, links de acesso e modo de usar, que possa ser acessado de forma dinâmica e rápida por docentes. Por isso, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma cartilha com tutoriais sobre a utilização dos diferentes simuladores disponíveis no website e que possam ser empregados no ensino de ciências. Este trabalho foi realizado em diferentes etapas, iniciando pela pesquisa bibliográfica, elaboração da cartilha e disponibilização do material finalizado nos meios digitais para uso pelos docentes e discentes. Atualmente inúmeros tipos de simuladores estão disponíveis, sendo voltados para quase todos os componentes curriculares, sendo física, química, biologia e matemática os que possuem mais variedades e mais programas disponíveis para uso na internet. Entre os simuladores mais conhecidos podemos destacar: PHET Interactive Simulations, Biology Simulations, Learn.Genetics, Ask a Biologist, Virtual Microscope, PraxiLabs e Células virtuais CBME. Para elaboração da cartilha utilizou-se o Canva. Foi possível elaborar, assim, uma nova ferramenta didática para auxiliar no fazer docente e no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Com isto, visa-se conseguir disseminar de forma mais prática, interativa e fácil uma nova metodologia pedagógica sobre a utilização de aulas práticas por meio de simuladores para ajudar na aplicação dos conteúdos do ensino de ciências em sala de aula.

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