Para o ensino e aprendizagem das ciências naturais, é necessário que o aluno seja direcionado para aulas práticas, pois é notório que metodologias ativas exercem o potencial em dinamizar as salas de aula e proporcionar a efetivação da fixação dos conteúdos teóricos. Neste estudo de relato, os estudantes do curso de Ciências Biológicas, através da disciplina: Taxonomia e Sistemática de Fanerógamas, foram designados para fazer uma coleta no município de Boa Vista com o propósito em ter contato com as plantas regionais da caatinga e confecção de um herbário. As plantas foram fotografadas, e com auxílio de tesoura de poda, foram retiradas as plantas, utilizando também sacolas de plástico para armazenamento do material botânico, as espécies de angiospermas foram selecionadas, e enumeradas em folhas de jornal para organização das plantas, após os devidos procedimentos, foi feito a prensagem, para futura identificação taxonômica. As análises consistem em medir todas as estruturas na medida do possível. Com auxílio de uma lupa, foram visualizados seus ovários, e frutos. Para evitar o estrago das flores, elas foram submersas a água quente dentro de um béquer, este processo permitia que as mesmas se tornassem amolecidas para facilitar a visualização em lupa. Desta forma através deste estudo os resultados adquiridos das características morfológicas dos vegetais, e desta maneira, possibilitando a classificação taxonômica. Através deste contexto, é possível destacar que o ensino de botânica se torna dinamizado e diferenciando, promovendo uma nova perspectiva de aprendizagem e entusiasmo, que contribuem para os processos de aprendizagem no ensino de botânica.