O JOGO AFRICANO SHISIMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87341 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "O JOGO AFRICANO SHISIMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O jogo africano Shisima é um jogo de tabuleiro, que envolve estratégia, filosofias africanas e diversos conceitos matemáticos. Em 9 de janeiro de 2003, foi sancionada a lei federal de nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de Histórias e Culturas Afro-Brasileiras, preferencialmente em Educação Artística, História e Literatura. Entretanto, também é responsabilidade do professor de matemática abordar a temática em sala de aula. Além disso, a matemática pode ser considerada um rico campo para abordar a referida temática, devido à forte presença de conceitos matemáticos nas Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas. No que tange à metodologia, este resumo expandido trata-se de um estudo bibliográfico utilizando-se da abordagem qualitativa, tendo em vista que aborda a interpretação de fenômeno específico. Assim, este estudo tem como objetivo discutir as potencialidades do jogo africano Shisima no ensino da matemática na Educação Básica. Portanto, o estudo aponta que o jogo africano Shisima pode ser utilizado como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da matemática, sendo possível trabalhar diversos conteúdos pertinentes à matemática tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Ademais, a sua aplicação em sala de aula corrobora com o cumprimento da Lei 10.639/03 e, consequentemente, com o combate as mais variadas formas de racismo, principalmente o epistêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID42_TB15_05042022090124.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LUIZ BARBOSA" "autor_email" => "luizfelipelimabarbosa90@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87341 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "O JOGO AFRICANO SHISIMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O jogo africano Shisima é um jogo de tabuleiro, que envolve estratégia, filosofias africanas e diversos conceitos matemáticos. Em 9 de janeiro de 2003, foi sancionada a lei federal de nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de Histórias e Culturas Afro-Brasileiras, preferencialmente em Educação Artística, História e Literatura. Entretanto, também é responsabilidade do professor de matemática abordar a temática em sala de aula. Além disso, a matemática pode ser considerada um rico campo para abordar a referida temática, devido à forte presença de conceitos matemáticos nas Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas. No que tange à metodologia, este resumo expandido trata-se de um estudo bibliográfico utilizando-se da abordagem qualitativa, tendo em vista que aborda a interpretação de fenômeno específico. Assim, este estudo tem como objetivo discutir as potencialidades do jogo africano Shisima no ensino da matemática na Educação Básica. Portanto, o estudo aponta que o jogo africano Shisima pode ser utilizado como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da matemática, sendo possível trabalhar diversos conteúdos pertinentes à matemática tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Ademais, a sua aplicação em sala de aula corrobora com o cumprimento da Lei 10.639/03 e, consequentemente, com o combate as mais variadas formas de racismo, principalmente o epistêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID42_TB15_05042022090124.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LUIZ BARBOSA" "autor_email" => "luizfelipelimabarbosa90@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }