A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social como uma das principais medidas para o controle da doença. Desse modo, várias adaptações ocorreram em nossa vida cotidiana e a Educação, assim como outros setores, acabou sendo diretamente afetada. O ensino remoto surgiu como alternativa para a continuidade das atividades, ocasionando uma realidade nunca antes vivenciada, onde professores, alunos, comunidade escolar e familiares foram, numa intensidade maior ou menor, impactados por esse novo cenário. Ainda são escassos os trabalhos que avaliam as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas e as perspectivas de alunos e professores acerca do ensino remoto. Ressaltar a visão desses atores no processo educacional, sobretudo na rede pública de ensino, é essencial para a sociedade reconhecer a importância da educação e da experiência vivenciada diante desse contexto. O objetivo do estudo foi avaliar e refletir, através da aplicação de questionários, qual a percepção de alunos e professores a respeito do ensino remoto de Biologia, bem como das metodologias utilizadas no ensino/aprendizagem durante esse período. Através das respostas coletadas buscou-se analisar a perspectiva dos mesmos acerca das inovações metodológicas adotadas nas aulas, na interação professor/aluno e no aprendizado significativo. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma turma do 1 ̊ ano do Ensino Médio, sendo nossas observações focadas nas percepções dos alunos e do professor, na cidade de Bananeiras, no Brejo Paraibano. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação e que um bom percentual da turma conseguiu se adaptar à nova realidade do ensino remoto, sobretudo os alunos que tinham acesso a celular próprio e à internet de qualidade. Acreditamos que a presente pesquisa, de caráter exploratório, pode suscitar importantes reflexões acerca do ensino de Biologia durante esse período.