Atualmente pode-se ver a existência, de parte dos educandos do ensino médio, que se encontram desmotivados em relação ao ensinamento dado de forma dificultada e programada. Para solucionar essa problemática, o professor precisa identificar o erro no seu processo de ensinar e tentar reverter essa desmotivação desse aluno. Visando isso, o objetivo do trabalho foi aplicar novas metodologias em um colégio militar, localizado no extremo norte do Tocantins, com o intuito de fazer uma educação mais interessante e interativa aos seus alunos, através da aplicação de jogos que se adequam ao nível do currículo escolar das matérias de biologia e química. A descrição do relato ocorreu durante a participação no Programa Residência Pedagógica nas turmas da primeira e terceira séries, com as disciplinas de biologia e química, onde foram usadas as práticas de jogos de perguntas e do bingo. Ao final da regência e dos jogos, ficou evidente os benefícios obtidos na aprendizagem dos estudantes, entre eles: maior entendimento dos conteúdos; melhoria na comunicação; assimilação dos conhecimentos acadêmicos com o cotidiano; e muitos outros que estão descritos nesse trabalho.