A inserção da dimensão ambiental no Ensino Superior favorece mudanças metodológicas para ambientalizar o espaço educativo, possibilitando engajamento interdisciplinar entre pesquisa, ensino e extensão, e assim, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com o meio no qual estão inseridos. O estudo objetivou analisar o envolvimento dos docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades públicas da Paraíba com ações ou atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com questões ambientais e/ou Educação Ambiental. A análise foi realizada através da pesquisa no Currículo Lattes dos docentes acerca das seguintes variáveis: atividades de ensino (disciplinas somente optativas, organização de eventos na área, participação em Programas de Pós-Graduação, com produção afim à educação socioambiental), projetos de pesquisa e extensão relacionados com questões ambientais. Foram analisados os Currículos Lattes de 20 docentes de cada universidade, total de 40 docentes, e assim, constatou-se que 52,5% (n=21) possuíam algum tipo de envolvimento (ensino, pesquisa, publicações (artigos) e/ou extensão) que se relacionavam diretamente com a temática. Apesar de cerca de metade estarem atuando em algum nível, nessa área, somente 2,5% (n = 1) reportou atuar em ensino. A análise de produtividade revelou que, dentre os 21 professores que apresentaram algum envolvimento com a temática, 47,62% (n=10) publicou artigos científicos com enfoque ambiental. Os docentes (42,86%, n=9) possuem projetos de extensão que abarcam a temática ambiental, envolvendo, no total, sessenta e seis estudantes. É coerente propor que seria mais significativo, para a ambientalização curricular e para a formação discente, o maior envolvimento dos docentes com a dimensão ambiental, agregando à relação ensino-aprendizagem, tanto em sala quanto no ambiente da comunidade acadêmica, a socialização de sua expertise e conhecimentos da área, contribuindo assim, para um ambiente mais imersivo do saber ambiental.