A zoologia estuda a diversidade animal em seu sentido mais amplo, o que se torna de grande importância para a sociedade, pois promove a conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem passado por dificuldades e os professores estão sendo impelidos a usarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o interesse pelos conteúdos e fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou confeccionar um jogo didático com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Campina Grande/PB junto a 26 alunos e 1 professor do 2° ano do ensino médio e baseou-se no jogo didático “Echinotrilha”. Buscou-se observar como o aprendizado da turma se comportava frente ao ensino expositivo e após a aplicação do jogo. Para isto, foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste, com posterior análise comparativa. Os resultados mostraram que as atividades lúdicas podem melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem. Observou-se aumento de acertos (40,1%) para as questões especificas do conteúdo abordado após o jogo, demonstrando avanço no aprendizado, maior interação entre os alunos, curiosidade, atenção, reflexão e criticidade.